Sonda investe em consultoria para cloud. Foto: divulgação.

A Sonda IT, integradora latino-americana de soluções em TI, anunciou a criação da área de Cloud Builder, especializada em projetos e implementação de nuvens corporativas, nos formatos público, privado ou híbrido.

A proposta da companhia é apoiar as empresas em projetos de TI sem a compra de equipamentos de infraestrutura, ou para situações em que a empresa deseja sair do modelo virtualizado e pretende migrar para a nuvem com ambientes automatizados.

De acordo com a integradora, o foco da nova divisão de consultoria é o de planejamento, design, implementação, operação e otimização de projetos de cloud.

“Este modelo viabiliza ao cliente a redução nos investimentos de infraestrutura para ambientes de desenvolvimento e para demandas sazonais, reduzindo significativamente a aquisição de servidores que, posteriormente, ficariam depreciados”, explica Maurilio Antonio Gonçalves, gerente de desenvolvimento de negócios da Divisão de Plataformas da Sonda IT.

Para dar o suporte a esta nova oferta, a empresa incluir no seu portfólio a solução Intercloud Fabric da Cisco, plataforma que flexibiliza a migração de máquinas virtuais de um ambiente de desenvolvimento que está numa cloud pública para o ambiente de produção de uma cloud privada.

“A proposta é fazer esta comunicação mantendo as mesmas políticas de rede local com segurança, promovendo o menor impacto e maior agilidade na migração da Cloud Pública para Privada”, finaliza Gonçalves.

Com parceiros como Deutsche Telekom (DT), a BT, a NTT DATA, e a Equinix, a Intercloud da Cisco soma mais de 350 data centers em 50 países, trabalhando com análises em tempo real, alta escalabilidade e códigos abertos, o que permite hospedagens e opções de provedores locais para soberania de dados. No total são 65 provedores mundiais e sete na América Latina.

Além da Sonda, no Brasil, a PromonLogicalis também se uniu à Intercloud este ano, com uma oferta integrando a plataforma Logicalis Optimal Services, com serviços gerenciados e provisionados, assim como outsourcing parcial e total.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais,, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.