A Microsoft acaba de lançar o Teams para competir com Slack e HipChat. Foto: Divulgação.

A Microsoft acaba de lançar o Microsoft Teams, um novo aplicativo de bate-papo para PCs, smartphones e tablets para seu pacote Office 365.

O Teams está disponível por enquanto como preview. O sistema será ofertado para todos em 2017.

A nova ferramenta compete com Slack e HipChat. Assim como nos dois rivais, no Teams os funcionários criam "canais", ou salas de bate-papo, em que podem colaborar em projetos e tarefas.

O Teams também se integra com chatbots e outros sistemas automatizados, incluindo a suite Office, para postar informações vitais no chat automaticamente. A ferramenta da Microsoft também suporta bate-papo por voz e vídeo por meio do próprio Skype.

A nova oferta também tem algumas características além do que Slack e HipChat oferecem. O Teams inclui uma ferramenta de planejamento de projetos em que é possível atribuir tarefas e verificar os status dentro das equipes.

Diferente do Slack ou do HipChat, que vendem a ferramenta diretamente para empresas com base no número de usuários, o principal método de venda do Teams será como parte do pacote de assinatura do Office 365. A suite já contém o Yammer, ferramenta de rede social corporativa da Microsoft.

Isso é uma grande vantagem para o Teams, que tem mais chances de conquistar grandes empresas que podem já ser clientes do Office 365. 

O fator é prejudicial para o Slack, que tem a aclamação de empresas menores, mas tem enfrentado dificuldades para causar impacto no mercado de grandes empresas, que têm mais requisitos mais rigorosos em torno da segurança e da conformidade regulamentar.

O Slack tem quatro milhões de usuários diários e mais de 1,25 milhão de clientes pagantes. 

A companhia, que tem mais de 650 funcionários em 7 escritórios, é considerada uma queridinha do Vale do Silício e foi avaliada em US$ 3,8 bilhões em abril, quando recebeu um aporte de US$ 200 milhões.