ACREDITE SE QUISER

Menos bobagem no Facebook

03/12/2013 18:53

Notícias e artigos interessantes aparecerão mais no feed que os manjados memes.

Memes foram trollados pelo Facebook.

Tamanho da fonte: -A+A

O Facebook anunciou mudanças no algoritmo do seu feed nesta terça-feira, 03, com a promessa de, acredite se quiser, reduzir a quantidade de bobagem na rede social.

Ou, para usar os termos corretos, priorizar a visualização de conteúdos como notícias e artigos sobre os famosos memes sobre as atividades do Rei do Camarote [alguém lembra dele?].

A ação é resultado de uma pesquisa interna que indicou que as pessoas têm preferência por links de alta qualidade sobre acontecimentos atuais, por exemplo. 

Poderia parecer mais um de tantos casos nos quais as pessoas mentem em  pesquisas, mas, testando o novo algoritmo em um grupo de teste, o Facebook notou um aumento nos likes, comentários, compartilhamentos, e uma redução no uso da função “Ocultar”.

Com as mudanças, ao clicar em um artigo o Facebook poderá sugerir outros três relacionados ao tema. Receberão destaque, também, histórias que muitos amigos seus estão comentando na rede.

A mudança iniciará pela versão mobile, a qual 507 milhões dos cerca de 1 bilhão de usuários do acessam o Facebook.

As publicações visíveis são calculadas por um algoritmo que leva em conta diversos fatores, entre eles estão quantas vezes os posts de uma página foram ocultos pelos usuários e o número de seguidores em comum com outras páginas que geram bom conteúdo. 

A mudança desses fatores foi anunciada pela rede em agosto.

Veja também

3M lança concurso para designers
A 3M promove, até 20 de dezembro, o concurso cultural Imprima Seu Estilo que pretende identificar novos talentos no segmento de design.

Os participantes deverão criar estampas para aplicação em celulares e notebooks.

Os autores dos dez trabalhos mais votados pelos visitantes do portal receberão prêmios em dinheiro, microprojetores MPro 120 3M, iPods e kits de produtos 3M, além de terem suas artes impressas nos adesivos Print 3M.
45% dos brasileiros acessam a web via celular

Estudo da consultoria em mídias sociais E.life indica que 45% dos brasileiros que acessaram a internet entre novembro do ano passado e janeiro de 2011 o fizeram por dispositivos móveis.

Com o índice, diz a empresa, o celular é a terceira plataforma mais usada para conexão no país.

Em primeiro lugar, vêm os desktops, usados por 88,2% das pessoas.

ELEIÇÔES 2012
Manuela denuncia tumblr

A candidata à prefeitura de Porto Alegre encaminhou na última semana no Tribunal Regional Eleitoral uma notícia-crime, denunciando o site Manu, Só que Não, dedicado a piadas usando a imagem da candidata.

SAC, SÓ QUE NÃO
Loja virtual faz fiasco e se desculpa

Loja virtual de roupas e acessórios atrasa na entrega, cliente reclama, loja xinga, tudo no Facebook. Agora, se retrata com desculpa formal. Cola?

QUEBRANDO O SILÊNCIO
Star Wars Kid: vida de meme não foi fácil

Mais de dez anos depois de involuntariamente virar uma sensação na internet, Ghyslain Raza resolveu falar sobre o vídeo que mudou a sua vida.

MÍDIA SOCIAL
Wikipass capta R$ 1 milhão e muda rumo

Startup caxiense captou dinheiro de investidores e mudou o foco do negócio.