Alcatel-Lucent entra para o Opendaylight. Foto: divulgação.

A Alcatel-Lucent Enterprise anunciou esta semana a sua adesão ao projeto OpenDaylight, iniciativa global de empresas para impulsionar a adoção de soluções de Rede Definida por Software (SDN) e Virtualização de Funções de Rede (NFV).

Com a decisão, a Alcatel-Lucent se soma a outras companhias como Brocade, Cisco, Citrix, Dell, Ericsson, HP, Intel e Red Hat. No total, a organização já conta com cerca de 50 companhias do setor.

Para Stephane Robineau, vice-presidente da divisão de redes da Alcatel-Lucent Enterprise, fazer parte da comunidade OpenDaylight representa uma grande oportunidade, devido à rápida evolução na maneira pela qual as pessoas consomem dados, o que exige tecnologias ágeis e colaborativas.

O plano da Opendaylight, padrão aberto baseado em Linux, é de estabelecer um ecossistema neutro em que todas as companhias tenham interoperabilidade em redes, dando destaque maior ao código do que aos equipamentos.

Ao compartilhar código e esforços de engenharia para desenvolver aplicações de infraestrutura básica, o objetivo das fabricantes é redirecionar investimentos de pesquisa e desenvolvimento para entregar produtos de valor adicionado em camadas acima do produto.

Com seu quartel-general na França e mais de 2,7 mil funcionários em 100 países, a Alcatel-Lucent atua no segmento de soluções e serviços de comunicação corporativa, do escritório para a nuvem, sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise.

Contando com mais de 830 mil clientes ao redor do mundo, a companhia registrou um faturamento de € 14,4 bilhões em 2013, segundo os últimos resultados divulgados pela empresa.