TIM expande rede com Nokia Networks. Foto: divulgação.

A TIM Brasil firmou um acordo com a Nokia Networks para modernizar e expandir suas redes 3G e 4G LTE nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

O contrato, cujo valor total não foi revelado pelas companhias, de três anos abrange equipamentos de rádio, as small cells Nokia Flexi Zone e Flexi Lite, além de serviços.

Para reforçar seus sinais de 3G e 4G, a empresa implementará as plataformas Nokia Single RAN Advanced, com base na estação rádio-base Nokia Flexi Multiradio 10, escalável e de alta eficiência energética.

Em áreas densas, a operadora utilizará as estações Nokia Flexi Lite e para pontos de acesso em áreas internas e externas usará as small cells Nokia Flexi Zone para capacidade de rede adicional.

Segundo os termos do acordo, a Nokia Networks também proverá equipamentos e aplicações da tecnologia de small cells para a operadora, assim como implementação, otimização e serviços de manutenção.

Conforme destaca a operadora, o acordo trará aos usuários a melhor experiência de banda larga móvel, com melhor cobertura e qualidade, navegação na web e transferências mais rápidas.

"A modernização e expansão das redes, juntamente com a implementação de novas soluções, como small cells de alta capacidade, irá melhorar o desempenho e a capacidade de nossa infraestrutura onde mais há necessidade", afirma Marco Di Constanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil.

Segundo informações da Anatel, no segmento móvel a TIM ocupa o segundo lugar no market share nacional, com 26,26%, atrás da Vivo, que tem 29,01%.

Com as medidas para melhorar sua cobertura, a empresa espera aumentar a sua taxa de cumprimento de metas de qualidade junto à agência reguladora. De 2014 para 2015, a operadora saltou do terceiro para o segundo lugar no ranking de qualidade, passando a Claro com um percentual de 67,7%. A Vivo também é a líder nesse quesito, com 72,1%.