A FCA é a companhia resultante da união das marcas Fiat e Chrysler. Foto: Divulgação.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) que levar para seus veículos uma solução de pagamento. Para isso, a companhia anunciou nesta segunda-feira, 2, uma parceria com a Visa.

Inicialmente, a solução a ser desenvolvida será focada no pagamento de combustíveis, de acordo com o MobileTime

O sistema ainda vai passar por etapas de prototipagem e avaliação de viabilidade de produto e comercial. 

A ideia é que o sistema seja agnóstico, com a possibilidade de aceitar outras carteiras de pagamento.

“Queremos olhar o carro como uma plataforma móvel, igual ao celular, e estar presente no dia a dia das pessoas. Essa parceria é um convite para repensar o carro. Queremos usar a tecnologia em prol da conveniência”, destaca Mateus Silveira, head de produto, inovação e conectividade na FCA América Latina, segundo o MobileTime.

A Fiat estuda outras possibilidades de lançamento ao pensar no carro como uma plataforma móvel com recursos de tecnologia.

"Somos uma empresa global e temos de pensar como é lá fora. Na Europa, contratamos um MVNO. Aqui no Brasil, a tecnologia usada viabilizará o uso direto de operadoras, então vamos adotar o que fizer mais sentido para o cliente”, diz André Souza, CIO da FCA para a América Latina. 

Na FCA, os projetos de transformação digital passam pela realização de hackathons internos para mobilizar as áreas de TI e de negócios. A companhia está finalizando a 5ª edição do programa segundo o Convergência Digital.

"Nossa unidade fabril em Betim, Minas Gerais, é uma cidade. E o Challenges nos permitiu em 40 dias fazer um aplicativo para monitorar horários dos ônibus e a mostrar os nossos funcionários como andar na fábrica. Parece uma coisa sem importância, mas nos trouxe um ganho enorme. Os funcionários agora descem na hora certa para pegar os ônibus", relata Souza.

A FCA é a companhia resultante da união das marcas Fiat e Chrysler. Com sede em Amsterdam e ações listadas nos EUA e na Itália, o grupo foi formado em 2014, após a consolidação da incorporação, na Holanda, do Grupo Chrysler pela Fiat.

No Brasil, a companhia atua com as marcas Fiat, Jeep, RAM e Mopar. O grupo possui plantas em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Goiana, em Pernambuco.