Sensor do Leap Motion é capaz de detectar movimento de apenas 0,01 mm. Foto: divulgação

A Asus anunciou uma parceria com a fabricante Leap Motion, desenvolvedora da tecnologia de controle gestual para computadores.

Semelhante ao utilizado pelo sensor Kinect, o sistema garante ser até 100 vezes mais preciso que o aparelho da Microsoft e funcionaria no Windows e no OS X.

Conforme notícia do The Verge, o objetivo das empresas é incluir a tecnologia em alguns notebooks e all-in-ones com Windows 8 que serão lançados ainda este ano.

Os equipamentos que contarão com o sistema integrado também devem oferecer acesso a loja de aplicativos que são compatíveis com o sensor de movimentos.

Recentemente, na mesma tendência, a sueca Tobii Technology anunciou que vai apresentar um periférico que permitirá a navegação no Windows 8 através de movimentos oculares e um touchpad.

A TECNOLOGIA
O sistema criado pela empresa permite que o usuário tenha controle por meio de gestos com as mãos. O sensor acompanha os movimentos a uma taxa de 290 frames por segundo e pode detectar uma ação de apenas 0,01 mm.

Segundo o site oficial da tecnologia, é possível aplicá-lo para navegação, jogos ou até para modelagens 3D e desenhos. Em maio, o produto entrou em pré-venda por US$ 69,99.

A Leap Motion, que tece recentemente um investimento de US$ 30 milhões, diz que já enviou 12 mil unidades do seu sensor para os desenvolvedores interessados e já iniciou a produção em massa do dispositivo.

Confira o vídeo de demonstração: