INFRAESTRUTURA

Catricala renova servidores com IBM

04/01/2017 09:49

O grupo, responsável pelos Supermercados Laranjão, adotou soluções de Linux em IBM Power Systems.

O grupo Catricala é responsável pela gestão da rede Supermercados Laranjão. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O grupo Catricala, responsável pela gestão da rede Supermercados Laranjão, no interior de São Paulo, renovou sua infraestrutura de servidores com tecnologia IBM. A empresa adotou soluções de Linux em IBM Power Systems com apoio da Ensite.

Com mais de 1,3 mil funcionários atuantes em supermercados, mercearias e farmácias em cidades como São José do Rio Petro, Bebedouro e José Bonifácio, o Catricala passou por uma forte expansão nos últimos três anos.

A partir do crescimento, a empresa buscou uma infraestrutura que alcançasse a performance ideal a um preço acessível, levando em consideração prováveis dificuldades em migração do banco de dados em open source e de seu gerenciamento.

A implementação da nova infraestrutura foi realizada pelo integrador Pastrello e finalizada em uma noite, sem prejudicar as operações da empresa. 

"Esta facilidade de migração deve-se principalmente ao uso do GNU-Linux, uma solução que oferece uma migração de ambientes Linux-Linux com muita facilidade, permitindo usar as mesmas ferramentas Open Source de um ambiente padrão Intel em um hardware muito mais poderoso como o Power", comenta Henrique Pastrello, diretor da Pastrello Consultoria em TI.

Durante a realização de testes práticos, o tempo de emissão do relatório crítico baixou de 40 minutos para 6 minutos – uma diminuição de 85%. 

“Os resultados de performance, que dobrou em alguns casos, nos surpreenderam. Notamos também que agora a aplicação está ainda mais estável em comparação ao ambiente anterior”, afirma Antonio Carlos Trindade, Gerente de TI na Catricala.

O modelo utilizado na solução foi o IBM Power S822L, que oferece uma plataforma acessível e otimizada para ambientes Linux, utilizando um processador POWER8 de até 24 cores.

Veja também

CARREIRA
Banco IBM tem novo presidente

Felippe Matteucci Melo atua há aproximadamente 20 anos na companhia. 

CARREIRA
IBM tem diretor entre os melhores do marketing

Mauro Segura é o único no levantamento que representa o marketing B2B.

INFRA
IBM e Paquetá cancelam contrato

A terceirização da infra da Paquetá foi fechada em agosto do ano passado.

COMPUTAÇÃO COGNITIVA
Watson entra em cibersegurança

Inicialmente, 40 organizações testarão o sistema para combater as ameaças virtuais.

3T16
Receita do mercado de servidores cai 5,8%

As remessas globais caíram 2,6% comparado ao ano anterior.

INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA
Esri oferece solução na nuvem da IBM

Usuários da IBM passam a contar com ferramentas geoespaciais no ambiente em nuvem.