Leila Pereira, presidente da Crefisa (e do Palmeiras). Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Crefisa, uma das principais brasileiras especializadas em crédito pessoal, adotou soluções da Microsoft em projetos implantados pela Cloud Target, parceira paulistana da marca.

O primeiro projeto começou a ser planejado ainda em 2020, com a adoção da nuvem Microsoft Azure somada à infraestrutura on-premises da companhia, para implementar uma plataforma de Open Finance.

“Além da agilidade na construção do ambiente de infraestrutura, a nuvem nos possibilita escalabilidade, potencial de utilização de tecnologias mais avançadas e crescimento rápido”, explica Daniel Conrado Diniz, superintendente de infraestrutura de TI da Crefisa.

A implementação contou com a capacitação da equipe de tecnologia da financeira por meio de treinamentos e apoio técnico. 

“Colocamos o nosso time de arquitetura para ajudar o cliente a estimar o consumo e melhores práticas de uso da solução Azure, consolidando a decisão para a sua implementação para este e novos projetos”, conta Erik Baptista, CEO da Cloud Target. 

A empresa conta que também criou recursos para o compartilhamento de conhecimento entre as equipes de tecnologia, uma frente de treinamento e certificação com o apoio da Microsoft e oferta de suporte para novas necessidades de arquitetura e desenho de soluções em nuvem.

Em outro projeto, a Crefisa está migrando para o Microsoft 365 com o uso complementar do Microsoft Teams para padronizar e agilizar as interações em toda a companhia, que tem cerca de 800 funcionários.  

Até então, a empresa contava com um ambiente com múltiplas tecnologias de colaboração, o que dificultava a interação entre as equipes e tornava o trabalho do time de TI mais complexo.

“Poucas pessoas tinham conhecimento de todas as plataformas e algumas tecnologias não eram liberadas para uso no ambiente da Crefisa, o que tornava necessário o uso de dispositivos pessoais como celulares e tablets, sem uma solução integrada e protocolos de segurança, para que a comunicação fosse realizada”, conta Diniz.

Daqui para a frente, a Crefisa pretende desenvolver novos projetos na nuvem Microsoft Azure, como onboarding digital sem fricção com uso de inteligência artificial e biometria avançada, aliado ao uso de desenvolvimento ágil.

“A tecnologia em nuvem, combinada com transformação de dados, analítico e IA, pode diferenciar ainda mais o posicionamento da Crefisa no mercado financeiro, desenvolvendo novos modelos de negócios com o ecossistema através da APIs abertas, bem como com o uso de analytics e machine learning”, destaca Priscyla Laham, vice-presidente de vendas para o mercado corporativo e PMEs da Microsoft Brasil. 

Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A companhia está no Brasil há 32 anos, com sede em São Paulo.

Fundada em 2017 a Cloud Target foi criada por Cyro Diehl (ex-presidente da Oracle), Betina Testoni (ex-VP da Officer) e Erik Baptista (ex-diretor executivo da Planus Datacenter) e hoje é um dos principais parceiros Gold Microsoft com soluções em cloud computing, com mais de 480 clientes.

Já a Crefisa nasceu em 1964, tem sede em São Paulo e conta com mais de 1 mil pontos de atendimento e 1 milhão de clientes. Além do crédito pessoal, a empresa é conhecida por patrocinar o Palmeiras, clube do qual Leila Pereira, dona da financeira, é presidente.