Felipe Jacobs, CEO da Gruppen, no antigo escritório. Foto: divulgação.
A Gruppen IT, empresa gaúcha de tecnologia e segurança da informação, resolveu dar um turno de folga semanal para os seus cerca de 50 colaboradores, que agora trabalham de maneira remota permanentemente.
Batizado de Relax Semanal, o programa foi implantado no início de agosto com a proposta de um momento orientado ao lazer, para ir ao cinema, a um parque ou ao shopping, por exemplo (e não para lavar roupas ou ir ao banco).
No início de cada mês, os funcionários escolhem em que dias serão suas folgas, podendo optar terças, quartas ou quintas-feiras, justamente para que elas não fiquem no início nem no final da semana.
A ideia de um descanso a mais veio depois da companhia, que está 100% em home office desde o início da pandemia, decidiu não voltar mais ao presencial, desativando seis salas em Porto Alegre.
“Como os colaboradores ficam em casa todo esse tempo, detectamos que eles tinham um cansaço digital. Também tivemos acesso a alguns documentos da consultoria do Gartner que nos orientaram a justamente implementar um programa de relax semanal”, conta Felipe Jacobs, CEO da Gruppen.
Após a implantação do programa, foi realizada uma pesquisa de clima, na qual os funcionários avaliaram a empresa com a pontuação de 9,9.
“As pessoas estão extremamente satisfeitas com esse modelo. Fizemos uma pesquisa de quantos queriam voltar para o modelo híbrido ou um modelo presencial novamente e mais de 98% não querem voltar”, conta Jacobs.
Segundo o executivo, o foco não está em quando a pessoa trabalha, mas em quais resultados ela traz para a companhia, e o momento relax aumentou muito a questão do comprometimento, de estar presente quando é necessário.
Com o anywhere office, a empresa agora tem colaboradores em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul, como Passo Fundo, Caxias do Sul e Nova Prata, além de estados como Paraná e Rio de Janeiro.