Facebook testa emoticons nas atualizações de status. Foto: divulgação.

O Facebook não confirmou, mas relatos de sites norte-americanos adiantam que a rede social mundial está testando um novo recurso para os usuários, que poderão postar emoções e sensaçõesm em seu perfil, através de emoticons.

Com as mudanças propostas pela rede social, a barra de status que diz "O que você está fazendo?" apresentará diferentes categorias para divulgar e compartilhar suas atividades, como o que o usuário está sentindo, um livro que está lendo ou filme que está vendo.

A especificação das ações também abrirá espaço para a inclusão de emoticons, divulgando também a emoção que o usuário está sentindo no momento. Além disso, é possível adicionar um comentário próprio para completar a atualização.

Segundo o TechCrunch, estas novas funções são uma tentativa do Facebook enfraquecer apps de terceiros que estão se popularizando na rede social.

"As atualizações visuais de status podem ajudar o Facebook a espantar aplicativos de status emocional como o Line ou Path, assim ferramentas de consumo de mídia como o GetGlue", afirma Josh Constine, analista do TechCrunch.

Além disso, esta mudança pode ser uma mão na roda para os anunciantes, que pode estruturar sua leitura de dados através de dados já determinados dentro do sistema, ao invés de catar palavras aleatoriamente em cada postagem.

"Isso pode ajudar eventualmente os anunciantes que desejam alcançar pessoas que frequentemente assistem TV e filmes, escutam música ou gostam de ir a restaurantes", aponta o especialista.

O uso destas informações podem ajudar na precisão dos anúncios personalizados por usuário, inclusive podendo sugerir atividades baseadas de acordo com as preferências de cada um documentadas nas atividades do Facebook.