Acme deve encher o carrinho da Oracle. Foto: divulgação.

A Oracle projeta comprar a norte-americana Acme Packet por US$ 1,98 bilhão.

Com foco no mercado de Telecom, a companhia é fabricante de equipamentos para aceleração da transmissão de voz, vídeo e dados em redes, e sua compra coloca a Oracle em patamar de concorrência com a Cisco.

Na análise de alguns especialistas, a aquisição pode não ser um passo tão bem dado, já que a Acme é forte em redes fixas, mas não muito bem estabelecida em móveis.

“A competição mais forte em 2013, aliada a uma estratégia fraca, coloca a posição da Acme em risco durante este ano e depois”, afirma a empresa japonesa de análise Mizuho,em material divulgado pelo Valor Econômico.

Seja como for, presença e peso, a Acme Packet tem: as soluções da companhia têm 1,85 mil clientes em mais de 100 países, incluindo nomes como Brasil Telecom, GVT, Telefónica Digital, Siemens Enterprise Communications e Skype, entre outros.

Quando confirmada, a compra dará sequência a uma esteira já comprida de crescimento inorgânico caminhada pela Oracle nos últimos dois anos.

Em dezembro passado, a companhia comprou a Eloqua, de olho em cloud computing. Antes, em março do ano passado, a adquirida foi a ClearTrial, de TI para saúde, e no fim de 2011 a outra grande comprada foi a RightNow, na qual a Oracle investiu  US$ 1,5 bilhão.

Para não falar nas compras menores, inclusive no Brasil, onde só no setor de consumer experience management a Oracle comprou nove companhias nos últimos dois anos.