Stemac otimiza colaboração. Foto: blogstemac.com.br.

A Stemac, fabricante de grupos geradores com matriz em Porto Alegre, renovou seu portal de intranet com o Processor Shareportal, solução que agrega tecnologia da Microsoft e do Grupo Processor.

Conforme o diretor de TI da Stemac, Sergio Ukoski, a solução otimizou a comunicação entre matriz e filiais, e tornou o portal uma ferramenta de trabalho e um canal de notícias, com atualizações diárias.

Ganhos de colaboração ainda mais válidos quando se fala de uma corporação com 38 filiais espalhadas pelo Brasil e cerca de três mil funcionários.

Além disso, a ferramenta agregou ao ambiente recursos de marketing interno, RH e funcionalidades de BI, BSC e BPM, entre outras.

“Integradas ao portal, estas ferramentas permitem que qualquer colaborador credenciado possa obter e conduzir processos organizacionais de forma mais eficaz”, afirma Leandro Oliveira, consultor de negócios da Processor.

O Processor Shareportal traz recursos técnicos de colaboração e comunicação corporativa, possibilitando o compartilhamento de informações em intranet, sejam mensagens ou documentos estratégicos, além de interações com conteúdos em conceito web 2.0.

“Muitos de nossos clientes percebem em alguns dias impactos positivos, pois comunicações que antes levavam horas ou dias para serem absorvidas entre os colaboradores, hoje são realizadas em poucos minutos”, ressalta Oliveira.

Benefício que a Stemac aproveita para potencializar as ações de uma companhia que desenvolve soluções em energia para segmentos diversos, que vão de indústrias a hospitais e Telecom, e já vendeu mais de 60 mil grupos geradores.

Em 2010, seu último exercício divulgado, a Stemac fechou com faturamento de R$ 890 milhões, alta de 17% sobre 2009.

Em uma operação deste porte, o embasamento da TI é visível: só no ano passado, a Stemac divulgou investimentos em mobilidade, banco de dados e conformidade.

Na mobilidade, a companhia automatizou as atividades de suas equipes de campo com 165 tablets MXT equipados com a plataforma uMov.me, da gaúcha Trevisan, em um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Já na parte de conformidade fiscal relativa à cadeia de suprimento, a empresa gaúcha divulgou os resultados da adoção do SAP GRC 10.0, com o qual automatizou processos que reduziram erros consideravelmente.

Outro investimento foi realizado com a porto-alegrense Advanced IT, que modelou a base da dados de consultas analíticas e operacionais da Stemac, em um projeto de desenvolvimento de Data Warehouse que teve repercussão nos setores financeiro, contábil e de planejamento da companhia.

Fornecedor da vez, o Grupo Processor atua em serviços de infraestrutura, segurança, licenciamento de softwares, consultoria, outsourcing e aplicações de negócios (CRM, AX, BPM, BI e portais).

Além da matriz em Porto Alegre, o grupo tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Belo Horizonte, Chile e Colômbia, além de escritórios comerciais na Argentina e Estados Unidos.