Passe de novo. Foto: .flickr.com/photos/59937401@N07

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), sediado em Curitiba, assinou um acordo com a paulista Systax para ter acesso a base de dados inteligência tributária da companhia.

A ideia é disponibilizar o 1,3 milhão de regras tributárias da base da Systax no site De Olho no Imposto.

O portal foi criado pelo IBPT para ajudar as empresas no cumprimento da  Lei nº 12.741, que obriga as companhias a informarem ao consumidor os tributos incidentes sobre as mercadorias e serviços. 

A nova legislação teve a entrada em vigor prorrogada para junho de 2014, tendo em vista a dificuldade apresentada pelas empresas em sua implantação.

Uma das dificuldades para atender a lei é justamente o cálculos de todos os impostos que as empresas devem informar. 

Até agora, o IBPT disponibilizada as alíquotas dos tributos incidentes sobre cada produto a partir da sua Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

“Com a parceria entre o IBPT e a Systax, ganham as empresas e, principalmente, os consumidores que passarão a contar com informações tributárias mais precisas, considerando, inclusive a legislação específica de cada Estado”, pontua o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.

Sediado em Curitiba, o IBPT também atua como consultoria para entidades setoriais, além de produtos de validação fiscal que são usados por empresas de ERP atuantes no mercado.