Em fase de testes, a Tim pretende lançar seu serviço OTT muito em breve. Foto: flickr.com/photos/psychogoddess

A TIM está com planos de lançar muito em breve um serviço de comunicação over the top (OTT) para usuários de todas as operadoras.

Ainda em fase de testes com usuários dos planos Tim Beta, o serviço inclui mensagem de texto, chat, videochamadas e VoIP, revela o site Mobile Time.

Sem previsão para lançamento, a operadora não divulgou detalhes, porém, é provável que o app tenha sido desenvolvido para Android, já que no lançamento do TIM Music, app de música da operadora, a primeira versão a ser disponibilizada era para sistemas Android.

Anteriormente, a GSM Association (GSMA) teve a iniciativa de criar uma plataforma de mensagens multimídias, denominada Joyn. Mas até o momento, segundo o Mobile Time, somente a Claro abraçou a ideia.

A situação das operadoras se agrava a cada dia com a diminuição do uso dos SMS. Em 2012, as operadoras norte-americanas somaram perdas de US$ 13,9 bilhões no setor de SMS, segundo a consultoria Ovum.

Uma outra empresa norte-americana chamada Acision mediu as taxas de adoção do OTT nos EUA entre os usuários de smartphones. Desses usuários, a taxa de utilização está distribuída pelos seguintes aplicativos: 37% usam o Facebook; 17%, o Skype; 17%, o Twitter; 11%, o iMessage; 10%, o BBM; e 5% utilizam o WhatsApp. Hoje em dia, esse número já é maior.

A decisão da TIM de criar seu próprio app de comunicação OTT mostra que a operadora está atenta à migração dos usuários a serviços como WhatsApp, WeChat, Line, etc, em detrimento do SMS.