Jeff Brown. Foto: divulgação.

A Nvidia anunciou uma parceria com a VMware para oferecer uma tecnologia de virtualização de processamento gráfico, possibilitando o uso de aplicações gráficas em ambientes remotos.

Segundo comunicado pelas duas companhias em nota, a novidade reúne o uso do VMware vSphere 6.0 com a tecnologia Grid vGPU da Nvidia.

De acordo com as empresas, a novidade já foi testada no segundo semestre de 2014, por cerca de 300 clientes em um programa de adoção antecipada conduzido pelas empresa. Nomes grandes como Bose, Airbus e Lockheed Martin foram envolvidos na iniciativa.

"O retorno desses clientes mostra que o uso da tecnologia GRID vGPU permite a utilização de aplicativos gráficos avançados cuja execução era impossível ou impraticável em um ambiente virtualizado", afirmou a Nvidia em nota.

Para Jeff Brown, vice-presidente e gerente geral de design e visualização profissional na Nvidia, o Grid vGPU cumpre a promessa de desktops virtuais levando a melhor performance gráfica à plataforma de virtualização líder no setor.

"Isso expande significativamente o mercado de computação virtualizada. Por exemplo, é possível departamentos de TI alocarem em um único processador gráfico até oito usuários utilizando a tecnologia", avalia o executivo.

Dando prosseguimento à iniciativa de acesso antecipado, a Nvidia e a VMware estão lançando seu programa de acesso direto para permitir que as empresas adotem rapidamente o vSphere com GRID vGPU através de suporte técnico das duas empresas e conteúdos de apoio como webinars e treinamentos adicionais.