Lider Aviação adota solução VMware. Foto: divulgação.

A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva do Brasil e que possui atuação na América Latina, virtualizou sua estrutura de servidores utilizando tecnologias da VMware.

Em um projeto realizado com a parceira VMware IT-One, a empresa implementou capacidade de contingência para sua infraestrutura de servidores com a aquisição do vSphere Enterprise Plus, aumentando a disponibilidade do ambiente de TI, que sofria falhas devido a problemas nos servidores físicos.

Além disso, para criar um ambiente de DR automatizado e confiável, a plataforma vCenter Site Recovery Manager também foi implantada.

“Nós trabalhamos com cluster e virtualização, o que tornou possível a redução dos problemas de host. Com a utilização do vSphere, reduzimos os custos operacionais e as tarefas de rotina”, comenta o diretor de TI da Líder Aviação, João Carlos Campos.

A virtualização por intermédio do vSphere possibilitou à companhia aérea a consolidação de servidores, o que garantiu a redução dos custos das operações de Data Centers e promoveu o upgrade dos servidores.

Com isso, o provisionamento foi automatizado e a infraestrutura, aplicativos e serviços de TI personalizados, conforme explica o diretor de TI.

"Além disso, o consumo de energia, a utilização de espaço físico e de armazenamento de dados diminuíram consideravelmente. Trabalhávamos com 30 servidores físicos e hoje temos 15. Ao todo, são mais 50 virtualizados”, afirma Campos.

Fundada em 1958, a Líder Aviação conta atualmente com 23 bases operacionais em todo o país e uma frota composta por mais de 90 aeronaves.