Thiago Ribeiro. Foto: divulgação.

A Endeavor, entidade global de fomento ao empreendedorismo, anunciou investimentos para aumentar a sua presença no Rio Grande do Sul, com a escolha de um líder local para representar a marca.

Segundo informou o Jornal do Comércio, Thiago Ribeiro, coordenador do projeto POAdigital na prefeitura de Porto Alegre, foi nomeado como a liderança local da Endeavor.

Para iniciar suas atividades, Ribeiro já se encontra nesta sexta-feira, 04, com cerca de 20 pessoas que farão parte de um comitê formado por ele e representantes de universidades, empresas, entidades de classe e outros integrantes da rede da Endeavor.

Segundo destacou Ribeiro ao jornal portoalegrense, a missão na liderança local da entidade é conectar empreendedores, apresentar melhores práticas do mercado, criar indicadores para mensurar esse ambiente na cidade e realizar eventos.

Conforme apontam dados do Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor, Porto Alegre ocupava em 2015 a sétima colocação do ranking que tem São Paulo em primeiro lugar e Florianópolis em segundo.

"Vamos fazer um trabalho muito sério para fortalecer a imagem de Porto Alegre como uma cidade receptiva e com capacidade para acolher iniciativas empreendedoras", relatou Ribeiro ao JC.

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Presente em 20 países, a Endeavor seleciona e apoia empreendedores de alto impacto, compartilha suas histórias, além de promover estudos e pesquisas sobre o cenário do empreendedorismo.

No Brasil desde 2000, já ajudou a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.

Entre os nomes que lideraram a chegada da rede no Brasil estão Marcel Herrmann Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira, que são sócios da sócios da companhia belga-brasileira Anheuser-Busch Inbev, a maior cervejaria do mundo, além de Marilia Rocca, que já passou por empresas como Walmart, IBMEC, e hoje é vice-presidente da Totvs.