Fernando Ulrich.

Durante a 27ª edição do Fórum da LIberdade, Fernando Ulrich, diretor de formação do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) vai lançar o livro Bitcoin - a Moeda na Era Digital. O livro estará a venda no estande do Instituto Mises.

Considerada a primeira de classe realmente mundial, a moeda digital tem ganhado espaço nas economias e nos debates das mais diferentes áreas por abranger um sistema que envolve uma tecnologia inovadora.

“Trata-se de uma moeda e um sistema de pagamento baseado em rede descentralizada, e essa tecnologia que o sustenta tem um potencial revolucionário, principalmente entre os países emergentes”, garante Ulrich.

O objetivo do livro é proporcionar um melhor entendimento não apenas do dinheiro virtual, mas também da própria noção de moeda. Para isso, o autor explica o funcionamento e a história do surgimento do Bitcoin e se dedica à análise do fenômeno à luz de teorias monetárias.

Fernando Ulrich é mestre em Economia da Escola Austríaca, com experiência mundial na indústria de elevadores e nos mercados financeiro e imobiliário brasileiros.

Além de diretor de Formação do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), é conselheiro do Instituto Mises Brasil, estudioso de teoria monetária, e entusiasta de moedas digitais.

O Bitcoin é um tipo de moeda, assim como o real, dólar ou euro. Se diferencia em ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. Uma independência que segundo seus defensores pode evitar crises como as de 2008 nos Estados Unidos.  

O seu valor é determinado livremente pelos indivíduos no mercado, escreve Ulrich. “É um caminho sem volta e será tão revolucionário quanto à internet e o e-mail”, compara.  “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro” conclui.