O Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo de acordo com dados de março. Foto: Divulgação.

O Windows foi superado pelo Android na nova pesquisa da StatCounter sobre o sistema operacional mais utilizado no mundo.

Em março, o Android, sistema operacional do Google, ultrapassou o sistema da Microsoft em acessos à internet, com 37,93% de utilização. No período, o Windows ficou com 37,91%.

O The Next Web explica que os dados foram coletados a partir da análise de origem do tráfego de mais de 3 milhões de sites e páginas com mais de 15 bilhões de visualizações por mês.

Aodhan Cullen, CEO da StatCounter, detalha que esta é a primeira vez, desde os anos 80, que o Windows perde seu posto. De acordo com ele, o mercado asiático foi decisivo para o resultado.

“Na América do Norte, o Windows (com todas as versões) manteve a liderança em todas as plataformas, com 39,5%, seguido pelo iOS (25,7%) e pelo Android (21,2%). O mesmo acontece na Europa, onde o Windows (51,7%) tem mais do que o dobro do Android (23,6%). No entanto, na Ásia, o Android tem 52,2%, bem mais do que os 29,2% do Windows”, explica.

Quando a pesquisa exclui o tráfego de dispositivos móveis,o sistema da Microsoft mantém a liderança, com 84% do uso.