A E-Val Tecnologia usou as soluções da SAS no programa de saúde preventiva da Unimed. Foto: Divulgação.

A E-Val Tecnologia usou as soluções SAS Entreprise Guide e SAS Enterprise Miner para aprimorar o programa de saúde preventiva da Central Nacional Unimed (CNU) – unidade São Paulo. As soluções foram utilizadas nos estudos estatísticos dos grupos monitorados durante a campanha.

“Com as tecnologias utilizadas, identificamos que as despesas dos beneficiários que participam do programa de prevenção da operadora eram menores do que os gastos dos não inscritos no projeto”, informa Luis Gustavo Kiatake, diretor executivo na E-Val.

A segunda fase do programa, que aconteceu entre dezembro de 2014 e abril de 2015, envolveu a análise preditiva atrelada à rede de associados para as áreas cardiovascular e ortopédica. 

O objetivo era identificar indícios de doenças antes que se instalem ou passem para estágios mais avançados. Desta forma, a operadora terá subsídios para motivar seus beneficiários na adesão ao programa. 

“É fato que ao monitorar um beneficiário, há uma maior probabilidade de postergar ou até reduzir os riscos deste desenvolver alguma enfermidade, já que estamos falando de prevenção”, afirma Kiatake.

Utilizando as ferramentas do SAS em uma base histórica de cinco anos, a E-Val detectou que, dos 200 mil beneficiários selecionados da CNU, quatro mil tiveram algum quadro de doença cardiovascular - considerado um evento grave pela operadora. 

“Esta nova parceria representa uma ação estratégica do SAS para o segmento das operadoras de saúde. A plataforma analítica da companhia, aliada ao conhecimento da E-Val, possibilitará que muitas empresas do segmento reduzam seus custos operacionais por meio de programas de saúde preventiva”, afirma Marcos Prete, gerente de Novos Negócios e Parcerias do SAS.

A SAS é focada em soluções e serviços de business analytics. No Brasil desde 1996, a subsidiária brasileira conta com 200 clientes, atendidos por escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A empresa conta com cerca de 170 colaboradores e atua em diferentes setores como finanças, telecomunicações, varejo, energia, governo, manufatura e educação.

A E-Val é uma empresa focada em segurança, certificação digital e business intelligence.