Existe muito hype em cima de blockchain. Foto: flickr.com/photos/geraldrich
CIOs não estão nem aí para o blockchain, tendência tecnológica que está na boca de 10 entre 10 fornecedores de TI atualmente.
Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Gartner com 293 líderes de TI, de acordo com a qual só 1% dos pesquisados estão atualmente usando blockchain e só 8% tem planos de testar algo no curto prazo.
Cerca de um terço dos CIOs disseram que eles não tem interesse em blockchain e outros 43% disseram que não há planos, mas que a tecnologia estava no radar - provavelmente porque um dos 10 entre 10 fornecedores mencionados acima já mencionou o tema.
“Os resultados mostram que o estado de adoção do blockchain está massivamente over hypado”, resumiu para o The Register David Furlonger, um VP do Gartner.
Um blockchain é um banco de dados distribuído (ou open ledger, no jargão da área), no qual novos registros de transação estão linkados entre si por marcadores de tempo compartilhados.
Cada bloco, acessível por todos os participantes, contém o registro de uma série de transações. A lógica é que cada nova transação reforça a criptografia de todas as outras de tal forma que em tese seria impossível alterar os registros.
A tecnologia ficou conhecida por ser a base do bitcoin, criptomoeda eletrônica que tem sido uma febre no setor financeiro nos últimos anos, mas o princípio pode ser utilizado numa série de sistemas financeiros ou qualquer outra situação que demande registros públicos confiáveis.