Fundada em 1996, a Volpato tem sede em Porto Alegre. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Volpato, empresa de segurança presente em todos os estados do Brasil, contratou a Netfive, consultoria com sede em Porto Alegre, para reestruturar sua infraestrutura de TI.

A companhia de segurança identificou a necessidade de melhorar a qualidade do serviço e, após contratar a consultoria, uma das primeiras ações foi o relatório de conformidade, que apontou os riscos e impactos da infraestrutura — indicando onde os investimentos deveriam ser feitos.

O documento apontou em torno de 20 itens de infraestrutura de TI e avaliou se cada um estava conforme ou não, com base em alta disponibilidade e melhores práticas. O impacto dos itens não conformes foi discutido e houve a criação de um plano de investimentos para realizar as correções.

A principal das conclusões foi que os links de internet e o firewall precisavam ser melhorados, pois a Volpato precisa de conexão sem interrupção, já que faz o serviço de portaria eletrônica, rastreamento veicular e segurança eletrônica.

Com isso, a empresa adquiriu dois equipamentos da FortiGate e melhorou a infraestrutura de conectividade da matriz, além de investir em servidores e em infraestrutura de backup para atender às necessidades de um plano de resposta a incidentes.

Para o projeto, foi utilizada a metodologia de serviços gerenciados, terceirizando toda a infraestrutura de TI com a Netfive.

Como a empresa opera em tempo integral, o modelo de trabalho contratado foi o SmartNOC 24x7, com monitoramento do ambiente 24 horas por dia, sete dias por semana, que alerta a equipe em caso de uma anormalidade no ambiente.

O resultado foi uma redução de 60% no volume de incidentes, além de haver uma redução no número de chamados. Segundo a empresa, a metodologia melhorou a entrega de TI aos colaboradores e praticamente eliminou tempo de pessoas paradas aguardando algum reparo.

“Além de eliminar por completo as chances de um atendimento não ser realizado, ganhamos a tranquilidade de saber que as rotinas são realizadas, que backups são feitos e testados. Também recebemos indicadores do status da infraestrutura, o que deixa claro a situação da área”, destaca Michael Hope, diretor executivo da Volpato.

Fundada em 1996, a Volpato tem sede em Porto Alegre e está presente em todos os estados do Brasil. Com cerca de 150 colaboradores, atua principalmente nas áreas de rastreamento veicular, portaria e segurança eletrônica.

A Netfive atua desde 2008 com infraestrutura de TI e segurança da informação. A empresa faz a gestão compartilhada ou total da infraestrutura de TI de 40 clientes, totalizando 1,5 mil usuários treinados, uma média de 60% na redução dos ataques e mais de 50 mil vulnerabilidades corrigidas.

Entre os seus clientes, estão empresas como Stara, Grupo A, Unicred e Darcy Pacheco.