Francisco Chang, VP Sênior para América Latina da Kore.ai. Foto: Divulgação.
O mercado de chatbots no Brasil acaba de ganhar um concorrente de peso: a Kore.ai, uma plataforma para criação de assistentes virtuais que é líder no Quadrante Mágico do Gartner e tem 700 funcionários espalhados pelo mundo.
A companhia acaba de abrir um escritório em São Paulo, liderado por Francisco Chang, VP Sênior para América Latina da Kore.ai.
Chang era até o final do ano passado diretor sênior da Zendesk para América Latina e é um executivo experiente, com passagens por cargo de diretoria na SalesForce, Informatica Corporation e Oracle.
Também está no time Fábio Ferreira, ex-diretor de canais para América Latina da Informatica (uma multinacional algo discreta de soluções de gestão de dados), como diretor de vendas e parcerias da Kore.ai.
Completa a lista de contratações Fabio Ferreira, executivo com passagem por áreas de gerência na Neoway, Boa Vista e Zendesk, como head para a área de Vendas e Desenvolvimento de negócios.
O background do time faz sentido tendo em conta o que a Kore.ai vende. A empresa fala em “inteligência artificial conversacional”, o Gartner em “inteligência artificial de conversação corporativa”, e este repórter, com a vontade de simplificar característica dos jornalistas, em “chatbots”.
Seja qual for o termo mais apropriado, a Kore.ai oferece uma solução com a qual é possível criar assistentes virtuais sem conhecimento de programação (o famoso no-code), que interagem com clientes e funcionários como se fossem gente (com linguagem natural, ou NPL, na sigla em inglês).
Para isso, é chave a integração com bases de dados e canais de comunicação das empresas, como WhatsApp, Facebook, Slack, Instagram, CRMs, ERPs, livechats e sistemas de automação de marketing.