Paulo Fernando Rodrigues. Foto: divulgação.

O Makro Atacado, bandeira do grupo holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging), atualizou a infraestrutura de comunicações e zerou os custos de telefonia no uso interno de suas 76 lojas em todo o Brasil, além da matriz, em São Paulo, com soluções da Alcatel-Lucent.

O projeto foi conduzido pela 3Corp, distribuidora e integradora da fabricante de equipamentos de comunicações, e incluiu a locação de telefonia IP e digital, unificação do sistema de comunicações e gestão da estrutura em todas as lojas.

A primeira fase do projeto contou com a implantação de servidores de comunicações OmniPCX Enterprise em todos os sites do Makro, espalhados por 24 estados brasileiros.

Com recursos como ramais únicos, lista de usuários integrada e telefonia IP, o OmniPCX Enterprise concentra o contact center do Makro e premite interações entre o atacadista e seus clientes por meio de voz, e-mail e Internet.

Além de sistema de PABX, o servidor de comunicações oferece ferramentas como chat, colaboração multimídia, gravação de voz e CRM.

“Nossa empresa possui uma rede MPLS integrada e com gerenciamento centralizado. Desta forma, qualquer ramal que liga para outro dentro da rede, não paga nada por isso”, explica Paulo Fernando Rodrigues, diretor de TI do Makro.

Presente no Brasil há 40 anos, o Makro é a sexta maior empresa de seu setor no Brasil, com faturamento de R$ 6 bilhões anuais, segundo o Ranking do Varejo, elaborado pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).