Empresas serão responsáveis pelo switching e voz. Foto: flickr.com/pacgov

O Gru Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos implantou as tecnologias da Alcatel-Lucent Enterprie com a expertise da VS Telecom para modernizar a plataforma híbrida e flexível de voz e switching.

O processo, que foi acordado em julho de 2012, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas etc) do sítio aeroportuário.

Ao todo, foram mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da administração, terminais de passageiros, terminal de targas (Teca), terminal remoto, canteiro de obras, além de Wi-Fi para uso corporativo.

A solução de voz da Alcatel-Lucent, composta por servidores e switches, estão alocados em um ambiente de alta performance de segurança e redundância de energia.

“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos), 600 portas de dados, que incluem os pontos de rede,  Wi-Fi na área administrativa”, afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto.

Outras iniciativas que o Aeroporto Internacional de Guarulhos realizou em investimento no ramo de TI, foi a contratação da IBM para um projeto de padronização e integração dos sistemas de gestão.

Com o novo sistema, a concessionária do aeroporto amplia e fortalece a sinergia entre a administração do aeroporto, as autoridades reguladoras e a navegação aérea, que que atualmente operam com distintas linguagens e formatos de informação.

A primeira fase do projeto, conhecido como Enterprise Service Bus (ESB), consiste na instalação, configuração e homologação dos sistemas e serviços. Depois será feito a interligação das bases de dados.

O novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi inaugurado em 20 de maio desse ano. Considerado o maior do país, o aeroporto, com os dois únicos terminais, movimentou cerca de 32,8 milhões de passageiros em 2012.

Voltado para voos internacionais, o novo terminal tem capacidade para 34 aeronaves e poderá receber 12 milhões de pessoas por ano na primeira fase.

Fundado em 1985, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi concedido à iniciativa privada em fevereiro de 2012. O consórcio vencedor do leilão de R$ 16,2 bilhões terá a concessão por 20 anos. Fazem parte do contrato a empresa Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.[Invepar], a Airports Company South Africa [Acsa] e a Infraero.