Huawei investe mais em P&D. Foto: divulgação.

A Huawei, fornecedora chinesa de soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação, firmou a ampliação da parceria com a Brisa, instituto de pesquisa e desenvolvimento ligado ao Governo Federal, para desenvolver projetos na área de telecomunicações e a instalação de novos laboratórios no país.

Com a extensão da parceria, a Huawei pretende ampliar sua presença na região Nordeste com a criação de um laboratório de P&D nas instalações da Brisa em Salvador, na Bahia.

O local abrigará o desenvolvimento de produtos e as soluções de TIC da Huawei para os clientes no país e na América Latina, como virtualização das funções de rede (NFV), comunicações unificadas (UC) e sistemas multimídia via IP (IMS), entre outros.

De acordo com Vinicius Dalben, Vice-Presidente de Vendas em Huawei do Brasil, em 2013 a empresa investiu mais de US$ 5 bilhões em P&D globalmente, com um total de 70 mil profissionais envolvidos, e o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia.

“A Huawei está entusiasmada com a oportunidade de colaborar com o avanço da pesquisa científica no Brasil e, assim, gerar ainda mais valor aos nossos clientes", completou o executivo.

Outro investimento recente da Huawei em P&D no Brasil foi em parceria com o cnPq, em que as organizações irão criar um laboratório de P&D nas instalações do CPqD em Campinas, São Paulo, que abrigará duas equipes de profissionais qualificados em telecomunicações, nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.

A nova estrutura inclui uma equipe de engenheiros dedicada à inovação em BSS, com objetivo de integrar a tecnologia de tarifação da Huawei aos aspectos regulatórios brasileiros.

Os profissionais focarão no desenvolvimento de aplicativos Android, iOS e Windows Phone, que apoiarão testes referentes à melhoria do relacionamento entre consumidores e operadoras, como a criação de canais de atendimento e de soluções para comunicações unificadas.

No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil atua no mercado nacional de banda larga fixa e móvel com parcerias estabelecidas com as principais operadoras do país.

A empresa tem operações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas e um centro de distribuição em Sorocaba.