Apps poderão realizar transações no iTunes. Foto: flickr.com/thelastminute

Uma atualização do App Review Guidelines, regulamento do iTunes, loja de aplicativos da plataforma iOS, mostrou que a empresa permitirá apps que realizem transações com “moedas virtuais aprovadas”, desde que não infrinjam alguma legislação.

A cláusula na seção “Compas e Moedas” foi atualizada recentemente. Seu novo texto diz que “Os apps podem facilitar a transmissão de moedas virtuais aprovadas, desde que o façam em conformidade com todas as leis estaduais e federais para os territórios nos quais os aplicativos funcionem”. A informação é do IDG Now.

No entanto, a empresa não ofereceu detalhes sobre sua nova regra. A atualização vem junto a uma série de novidades que a Apple anunciou no seu evento para desenvolvedores, a WWDC, em São Francisco.

A legalização da moeda Bitcoin difere entre jurisdições e países. No Brasil, além de uma recente determinação da Receita Federal o qual estabeleceu que investimentos e rendimentos em Bitcoins devem ser tributos e declarados, as as transações realizadas com a moeda não são ilegais (visto a inexistência de leis que regularizem a moeda).

No passado, a Apple havia se manifestado firmemente contra a disponibilização de aplicações de suporte às Bitcoin, eliminando-as da sua loja virtual. As remoções incluíram o Blockchain, um app de carteira digital que estava na loja há dois anos e já havia registrado 120 mil downloads.