IOT

Bosch fatura R$ 6,5 bilhões na América Latina

04/06/2019 13:29

A estratégia de expansão no Brasil passa pelos investimentos em inovação, especialmente em IoT.

Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Bosch fechou o ano fiscal de 2018 com vendas totais de R$ 6,5 bilhões na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas. O resultado representa um crescimento de 12% em relação a 2017.

A estratégia de expansão da empresa no Brasil passa pelos investimentos em inovação, especialmente em novas ofertas ligadas a internet das coisas. Na América Latina, a Bosch mantém o patamar de investimento em torno de 3,5% do seu faturamento total em P&D, o que representou cerca de R$ 185 milhões. 

Com experiência em sensores, softwares e serviços, a empresa busca criar novas oportunidades de negócios. 

“Estamos expandindo nossos negócios com base em soluções inteligentes para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração e indústria”, ressalta Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.

Para a empresa, um destaque do uso de IoT no negócio de Soluções para Mobilidade é a digitalização do mercado de reposição automotiva. Durante o Salão do Automóvel e a Automec, a Bosch apresentou o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. 

O agronegócio é outro importante setor para a Bosch na região. Além da Plataforma Bosch de Pecuária de Precisão - uma solução de IoT desenvolvida no Brasil - a Bosch recentemente mostrou duas outras soluções de conectividade para esse segmento de negócio durante a Agrishow. 

A primeira é a Solução de Plantio Inteligente Bosch, sistema desenvolvido para atender as demandas dos mercados brasileiro e argentino, que permite otimizar a distribuição de sementes de acordo com a fertilidade e curvas do solo.

Outro lançamento é a Solução de Pulverização Inteligente Bosch, que possibilita que o agricultor pulverize herbicida apenas onde realmente é necessário. O sistema faz uso de câmeras específicas com algoritmos de Inteligência Artificial (AI) que detectam linhas de culturas e identificam as ervas daninhas na área de cultivo em tempo real.

Em 2018, as operações da empresa no Brasil foram responsáveis por 80% do volume de vendas na região da América Latina, atingindo R$ 5,3 bilhões.

Para 2019, o Grupo Bosch esper um ligeiro crescimento nas vendas em relação a 2018 na região.

A companhia está presente na América Latina desde o início do século 20 com operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e, mais recentemente, com um escritório de vendas no Paraguai.

Veja também

SINAIS
São Paulo quintuplica Wi-Fi grátis

Ao todo, serão 619 pontos em locais públicos. Empresas poderão explorar publicidade.

REFORÇO
Amos Genish lidera digital do BTG Pactual

É um reforço de peso para o banco, que perdeu alguns executivos para o novo C6Bank.

ORGULHO NERD
Quais tecnologias os heróis e vilões escolheriam?

Nerd que é nerd também adora o universo tecnológico!

MÉTODOS
Algar Telecom aposta em agile

Companhia de telecomunicações tem um projeto de migração até 2021.

EXPANSÃO
IPv7 adquire Krauthein IoT

Adriano Krauthein passa a atuar como diretor de novos negócios da IPv7 para IoT.

UNIVERSIDADE
PUC-Campinas abre laboratório de IoT

Os investimentos em equipamentos e financiamentos são da PUC e de empresas parceiras.

EXCLUSIVO
França assume TI da Gerdau

Siderúrgica volta a ter diretor de TI. Vem mais investimentos por aí?

CARREIRA
Logicalis tem novo diretor de IoT

Esta é a segunda passagem de Alex Paulino pela empresa.

INOVAÇÃO
Setor calçadista tem projeto de IoT

A iniciativa receberá um aporte de R$ 1,5 milhão

COISAS
Samora, ex-PTC, tem negócio de IoT

Nova companhia representa soluções da Sensemetrics e da Hexagon.