Carlo Filangieri. Foto: divulgação.

A TIM investiu na internalização de sua operação de gestão de suas redes móveis e fixas, com a criação de um Network Operation Center (NOC) próprio.

Com o NOC, a companhia não trabalha mais com fornecedores externos para as atividades de monitoramento e gestão da rede, mas sim com funcionários 100% da companhia.  Para isso, foram investidos R$ 8 milhões em treinamento de pessoal e em infraestrutura nos últimos seis meses.

Segundo destaca a operadora em comunicado, o controle direto das redes servirá para aperfeiçoar ainda mais seus indicadores de qualidade de serviço, em linha com as melhores práticas do mercado.

Atualmente, o NOC dispõe de 400 funcionários, distribuídos em quatro unidades: duas no Rio de Janeiro, no Rocha e na Barra da Tijuca, e outras duas em São Paulo, em Santo André e na Lapa.

Estes centros monitoram e fazem a gestão de 12,5 mil sites, 70 mil quilômetros de fibra óptica, 900 elementos de rede Core IP, 6,7 mil equipamentos de transmissão e 1,3 mil MSANs - equipamentos multisserviço de acesso IP que possibilitam a interligação do tráfego das redes de alta velocidade.

Segundo destaca Carlo Filangieri, CTO da TIM Brasil, todos os processos foram redesenhados para garantir agilidade e assertividade, prevendo possíveis falhas e agindo imediatamente em caso de indisponibilidade de serviço.

"A internalização do Network Operation Center foi um passo fundamental para fazer melhorias na infraestutura, que irão refletir na qualidade do serviço prestado ao cliente”, diz o CTO.