Baguete
InícioNotícias> Drogaria Araujo gere escalas com Tlantic

Tamanho da fonte:-A+A

VAREJO

Drogaria Araujo gere escalas com Tlantic

Júlia Merker
// quarta, 04/07/2018 11:10

A Drogaria Araujo adotou o WFM (Workforce Management), solução de gestão da força de trabalho da Tlantic, com o objetivo de padronizar a gestão de escala de funcionários.

A Drogaria Araujo adotou o WFM com o objetivo de padronizar a gestão de escala de funcionários. Foto: Divulgação.

Até então, a rede gerava seus horários sem suporte tecnológico e dependente de critérios de cada chefe de loja. 

Com o processo de expansão da rede, as soluções e projetos de aprimoramento se tornaram indispensáveis para a drogaria. Em maio, todas as lojas do grupo passaram a atuar com a solução Workforce Management.

“Há algum tempo identificamos a necessidade de melhorar a Gestão do Tempo em nossas lojas, pois a variedade de fatores a serem analisados é muito grande, então não tínhamos uma eficácia nas nossas escalas de trabalho. Desta forma fomos ao mercado e buscamos conhecer ferramentas que poderiam nos auxiliar. O Tlantic WFM foi a solução que apresentou maior aderência à nossa necessidade” , relata Jairo Grastiquini, superintendente de gestão de RH na Drogaria Araujo.

O projeto, iniciado em 2017, passou por um piloto em duas lojas. Para expandir a adoção, diversas áreas da Drogaria Araujo foram mobilizadas, com apoio da Tlantic, para garantir a integração de processos, pessoas e tecnologia. 

A Tlantic, além de assegurar os aspetos técnicos da implementação, apoiou na gestão de mudança e no desenvolvimento de práticas para identificação de oportunidades de melhorias.

“Através dos gráficos, percebemos que a disposição dos funcionários acontecia de forma equivocada. Então, este foi um dos principais benefícios do WFM para nós. Por exemplo, o ticket médio que tínhamos com o vendedor era de R$ 46. Agora, depois da implementação da solução, nós temos uma média de R$ 48. Um vendedor nosso que vendia 4,1 vezes mais do que o auto-serviço, agora vende 5 vezes mais”, afirma Sílvia Araujo, diretora administrativa da Drogaria Araujo.  

O Workforce Management faz a escala de trabalho orientada a partir da previsão das necessidades das loja para cada dia, respeitando as regras trabalhistas e comunicando antecipadamente os horários a cada trabalhador. 

A Drogaria Araujo possui 111 anos de existência e mais de 160 lojas espalhadas na região metropolitana de Belo Horizonte e outras cidades mineiras: Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano. 

A Tlantic é uma multinacional especializada em varejo, nos processos e soluções de loja. A empresa nasceu de um spin-off da Sonae Brasil, em 2004, focada na exportação de software para varejistas na Europa.

Júlia Merker