A Nestlé se torna a primeira grande empresa de alimentos e bebidas na OpenSC. Foto: Divulgação.

A Nestlé busca transparência para a cadeia de suprimentos ao firmar uma parceria com o OpenSC, uma plataforma de blockchain que permite aos consumidores rastrear sua comida de volta à fazenda. 

Com o acordo, a Nestlé se torna a primeira grande empresa de alimentos e bebidas a divulgar que terá um piloto com a tecnologia blockchain aberta dessa maneira.

Fundada pelo WWF-Austrália e pelo Boston Consulting Group Digital Ventures, o OpenSC desenvolveu uma plataforma que dará a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso a dados de sustentabilidade e cadeia de suprimentos que podem ser verificados de forma independente.

O programa piloto inicial irá rastrear o leite de fazendas e produtores na Nova Zelândia para as fábricas e armazéns da Nestlé no Oriente Médio. Mais tarde, a tecnologia será testada usando óleo de palma proveniente das Américas. 

Esses pilotos permitirão à Nestlé entender como o sistema é escalável. 

"Queremos que nossos consumidores tomem uma decisão informada sobre sua escolha de produtos, ou seja, escolher produtos produzidos com responsabilidade. A tecnologia Open Blockchain pode nos permitir compartilhar informações confiáveis com os consumidores, um caminho acessível", destaca Magdi Batato, vice-presidente executivo e head de operações da Nestlé.

A Nestlé vem testando a tecnologia blockchain desde 2017, em especial com a IBM Food Trust. Em abril, ela deu aos consumidores acesso a dados de blockchain pela primeira vez, através do purê Mousline, na França. O blockchain permite o registro da origem e destino de um produto, desde a produção até a chegada ao consumidor final, de forma inalterável.

"Essa tecnologia blockchain aberta permitirá que qualquer pessoa, onde quer que esteja, avalie nossos números e informações de fornecimento responsável. Acreditamos que é mais um passo importante para a divulgação completa de nossas cadeias de fornecimento, anunciada pela Nestlé em fevereiro deste ano, elevando o nível de transparência e produção responsável globalmente", explica Benjamin Ware, diretor global de fornecimento responsável da companhia

A Nestlé está presente em 194 países e conta com mais de 328 mil colaboradores. O portfólio de produtos soma mais de 2 mil marcas, como Nescafé, Nespresso, Ninho e Leite Moça. 

No Brasil, a empresa tem 31 unidades industriais e emprega mais de 22 mil colaboradores diretos.