MAR

Camorim migra para nuvem da Microsoft

04/07/2022 10:05

SOU.Cloud leva empresa aos poucos para o mundo do cloud computing.

A Camorim atua ao longo de toda a costa brasileira. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Camorim, empresa brasileira de serviços marítimos, acaba de migrar sua operação para a nuvem da Microsoft com apoio da SOU.Cloud.

De acordo com Alexandre Cândido, gerente de TI da Camorim, a equipe estava trabalhando com servidores antigos, que não suportavam a rotina da empresa.

A primeira mudança para a nuvem focou no sistema de e-mails da empresa, que migrou para Microsoft Exchange, sistema de correio eletrônico e calendários corporativos. 

“O antigo sistema de e-mails era barato, mas falhava muito. Então, escolhemos partir para algo que funciona melhor e que tem maior segurança, além de funcionar em qualquer máquina. Ficou mais funcional, dá para trabalhar de qualquer lugar”, explica Cândido.

Depois, a empresa investiu no SharePoint, plataforma de aplicações web da Microsoft, para utilizá-lo na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos. 

Além disso, a Camorim também investiu na utilização do Microsoft Intune, serviço com foco em MDM (gerenciamento de dispositivo móvel) e em MAM (gerenciamento de aplicativo móvel), e no Microsoft Teams.

“O Teams é a nossa ferramenta de comunicação. Os diretores gostam muito porque além do chat, ele também tem calendário, dá para organizar tudo por ali, inclusive agendar as reuniões. Além disso, antes eu tinha equipes trabalhando em várias ferramentas diferentes. Então, agora temos um padrão”, destaca Cândido.

Ao todo, foram um terabyte de dados migrados e 200 usuários com diferentes licenças para serviços em nuvem Microsoft. 

“A migração para a nuvem gerou muitos benefícios em termos de trabalho, pois facilita para trabalhar em casa. Afinal, temos gente espalhada no Brasil inteiro, de ponta a ponta”, finaliza Cândido.

Fundada em 1995, a Camorim possui mais de 800 funcionários, mais de 50 rebocadores, 20 lanchas e 30 balsas, atuando ao longo de toda a costa brasileira na área de apoio marítimo e nos complexos portuários dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Com matriz no Rio de Janeiro, a empresa também possui filiais em outras dez cidades de sete estados diferentes.

A SOU.Cloud é resultado da fusão das operações de computação em nuvem da Teevo e da LGTi, duas parceiras tradicionais da Microsoft.

A nova empresa tem 46 funcionários em seu LinkedIN e 1 mil clientes, com a Teevo trazendo um número maior do Sul do país e a LGTi no Sudeste. 

São números que tornam a nova empresa “uma das maiores operações de cloud Microsoft do país”, segundo divulga a SOU.cloud em nota.

Veja também

PRÊMIO
TD SYNNEX Brasil é parceira do ano da Microsoft

Operacão brasileira da gigante de distribuição é destaque.

HOME OFFICE
Mineração Taboca integra Teams com PABX Cisco

Projeto da paulista DigitalNetBR teria aumentado a produtividade dos usuários em mais de 40%.

LOCAIS
Tok&Stok roda na nuvem da Oracle

Rede de lojas de móveis e decoração usava infra on premise da Oracle.

ROBÔS
Toledo Piza Advogados automatiza processos com Oystr

Robôs eliminam processos repetitivos que demandavam dedicação exclusiva.

SAÚDE
Unimed Caruaru tem chatbot com Take Blip

Canal via WhatsApp foi criado pela Dr. Mobile e é integrado ao Soul MV.

COOPERATIVAS
Sicoob: projeto LGPD com Privacy Tools

Até então, a adequação dos processos estava sendo feita de forma manual.