Construção precisa de mais tecnologia e menos conversa fiada. Foto: flickr.com/photos/worldbank

A Construtivo, especializada em soluções para gestão de projetos e processos de engenharia, investiu R$ 300 mil para criar um núcleo especializado em BIM, dirigido por Cláudia Campos, coordenadora da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil e consultora experiente na metodologia.

Os chamados sistemas de informações do modelo de construção (BIM, na sigla em inglês) são uma evolução do trabalho de design em softwares de CAD 3D, pela qual fornecedores podem apresentar em forma eletrônica, detalhada e em tempo real, todo o ciclo de vida de uma construção, da arquitetura à execução final.

“Nos anos 90, participei ativamente da implantação da tecnologia CAD no Brasil, que transformou o cenário na época. Agora, o BIM surge para revolucionar, numa segunda etapa, a forma de se conceber o trabalho de Engenharia”, explica Cláudia.

A diretora iniciou a sua carreira em suporte e treinamento de AutoCad numa revenda Microtec e Autodesk, passando, posteriormente, pela Digicon, distribuidora Autodesk no Brasil. Foi consultora da Grapho, uma das maiores revendas da multinacional no país.

A criação do núcleo não é a primeira movimentação da Construtivo no sentido de fazer uma oferta BIM apoiada em tecnologia Autodesk, multinacional que é a fornecedora líder de CAD para área de arquitetura.

Em março, a empresa anunciou que havia integrado o  seu software com o  Revit, ferramenta de modelagem de projetos em BIM da Autodesk.

Segundo a empresa, foi a primeira integração de um software de colaboração com a ferramenta da multinacional.

Em outubro do ano passado, a empresa escolheu a StudioCad, revendedora e centro de treinamento autorizado da Autodesk com sedes em Recife, Salvador, Maceió e Fortaleza como sua representante em todo o Nordeste.

A Construtivo, foi fundada em 1999 pelo Banco Santander espanhol iniciando suas atividades como prestador de serviços na área de tecnologia voltada à construção civil. 

Em 2004, a operação brasileira se tornou independente e hoje, a Construtivo.com conta com mais de 20 mil usuários em 100 clientes ativos, incluindo nomes como  CSN, Voith, Cyrela Sul e Direcional.

A empresa é sediada em São Paulo, mas transferiu no ano passado seu centro de P&D para Porto Alegre.