Unidade da Oniz em São José dos Pinhais. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Oniz, distrivuidora de produtos com atuação em São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, renovou sua estrutura de servidores em projeto com a Atua Sistemas de Informação.

Cliente da Atua há cerca de uma década, a Oniz migrou sua estrutura de servidores físicos para um ambiente virtualizado, saindo de um parque baseado em tecnologias Dell para adotar dois hosts e um storage IBM.

No total, seis servidores físicos já estão em um ambiente virtualizado. Segundo destaca a distribuidora, os dois novos ambientes passaram a abrigar os servidores de arquivos, de e-mails, banco de dados e um servidor de aplicação.

O Domínio e o Sênior, que respectivamente atuam como banco de dados do sistema contábil e de RH também foram migrados para ambientes virtualizados.

O servidor de e-mails foi migrado para o Zimbra. O novo servidor de arquivos é o Samba 4, que possui o centralizador de senha, função essa que faz com que um único usuário & senha possa ser usado para acessar os arquivos, proxys e os e-mails. Antes, era preciso uma senha para cada tarefa.

Para garantir alta disponibilidade, os dois hosts trabalham em conjunto, desempenhando as funções de um. Caso um desses dois servidores falhe, o outro assume automaticamente.

Também houve a substituição dos proxys por appliances de rede Cyberoam, com filtros e funções como cota de tráfego, limitação de banda e determinação de horários específicos para navegação.

"Atendimento de alto nível, demonstrando mais uma vez comprometimento e conhecimento da equipe da Atua em todo processo de migração de seis servidores físicos, e mais toda reformulação de firewalls das filiais, todos eles seguindo o cronograma de implantação dentro dos prazos", afirma Átila Bernardi, supervisor de TI da Oniz.

Atualmente, a Oniz possui unidades de distribuição em Cachoeirinha (RS), São José dos Pinhais (PR), Mandaguaçu (PR) e Marília (SP). A distribuidora possui em seu quadro aproximadamente 1 mil funcionários e representa dez fornecedores: Sustagen, S.C. Johnson, Bunge, Kelloggs, Mars Incorporated, Nissin, P&G, Red Bull, 3M e Pernod Ricard Brasil.