Conglomerado industrial tem mais de 50 companhias com 30 mil funcionários. Foto: divulgação.

O Grupo Queiroz Galvão, conglomerado industrial com sede no Rio de Janeiro, adotou a solução Adobe Sign com a Brasoftware, uma das maiores integradoras de tecnologia do país, para digitalizar seu processo interno de gestão de contratos.

Com a ferramenta, clientes e colaboradores podem enviar e assinar documentos a partir de qualquer dispositivo, navegador ou aplicativo, além de cumprir os requisitos estabelecidos na eIDAS, regulamento da União Europeia referente ao assunto.

Segundo a empresa, depois de algumas sondagens no mercado, o fornecedor foi escolhido por conta do produto garantir compatibilidade com outros softwares, o que futuramente seria um diferencial importante para companhia.

O projeto foi implantado em toda a organização e o Adobe Sign foi integrado a um Workflow desenhado para a Queiroz Galvão, com identidade visual e fluxos intuitivos. Segundo a integradora, a ferramenta garante o acesso seguro a fornecedores, clientes e às demais partes dos contratos.

Antes da implementação, o processo de assinatura de um contrato, desde a criação até a coleta das últimas assinaturas, levava em torno de 30 dias. Com a nova solução, esse prazo caiu para 3 dias, uma redução de 90% no tempo de aprovação.

Para um negócio de escala nacional e que trabalha com a gestão de muitos insumos e mão-de-obra, a redução de tempo deve implicar diretamente na diminuição de custos operacionais, com menos paralisações nas obras e inícios mais rápidos em relação a novos projetos.

Com a ferramenta, é possível identificar em qual estágio de aprovação o material se encontra, apontando os possíveis gargalos e permitindo que as cobranças sejam direcionadas aos profissionais responsáveis. 

A segurança da informação também deve ficar mais respaldada, uma vez que apenas os usuários destinatários terão acesso às informações contidas no contrato, evitando extravios e perda de informações.

"Atrelado a tudo isso, se considerarmos o momento de pandemia que estamos vivendo, além de todos os benefícios elencados, também há um ganho importante em termos de saúde, já que evitamos o manuseio de papéis entre as pessoas, o que poderia trazer riscos de contaminação", ressalta Fabio Sabino, executivo de contas da Brasoftware.

Fundada em 1987, a Brasoftware tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Brasília, atuando em todo território nacional.

Além da Adobe, tem em seu portfólio soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Citrix, Symantec-Broadcom, McAfee, Arcserve, Corel, VMware, PaloAlto e ForcePoint.

Entre os seus clientes, estão Ache, Bradesco, Claro, EY, Grupo Votorantin, Kroton, Serasa Experian, SKY, LATAM, Tecban, Telefônica, Totvs, UHG, UOL, SENAC e TJ - SP.

Com 67 anos de atuação, o Grupo Queiroz Galvão tem mais de 50 companhias com 30 mil funcionários nas áreas de construção, empreendimentos imobiliários, geração e comercialização de energia, exploração, produção e prestação de serviços no setor de óleo e gás, estaleiros, engenharia ambiental, além de infraestrutura, alimentos e siderurgia.