E-commerces estão entre as 50 mais inovadores. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.com

A lista das 50 empresas mais inovadoras do Brasil, feita pela consultoria focada em estratégia corporativa DOM Strategy Partners conta com Netshoes, na 2ª  posição, e Wine.com.br, na 7ª, representando os negócios digitais no top 10 da lista.

O estudo feito com as 500 maiores empresas do Brasil identificou as práticas mais inovadoras no relacionamento com o cliente. O estudo detalhou o foco da inovação gerada pelas organizações, como é percebida pelo público, além da maneira que é traduzida em práticas e modelos de negócios. 

A avaliação gerou uma nota para as companhias, que poderia ser, no máximo, 10.

A Netshoes, 2ª da lista, ficou com 9,12 pontos. A primeira colocada, O Boticário, conseguiu apenas um décimo a mais. A Wine.com.br recebeu a pontuação 9,01. 

Segundo a empresa responsável pela pesquisa, o grupo de empresas mais bem pontuados - com notas acima de nove - possui estratégia planejada de inovação a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus consumidores. 

A Netshoes, e-commerce de artigos esportivos, anunciou, em maio, um novo aporte de capital. A transação para injetar R$ 400 milhões na companhia foi o maior investimento já feito na história da empresa.

Em 2013, a companhia teve receita líquida R$ 965,13 milhões, um aumento de 21% em relação a 2012. No ano passado a Netshoes também diminui seu prejuízo, que ficou em R$ 71,852 milhões. Em 2012, a perda foi de R$ 93,7 milhões.

A Wine.com.br é o terceiro maior e-commerce de vinhos do mundo, segundo pesquisa do Internet Retailer de 2013, com mais de 170 mil clientes ativos de todo o Brasil. 

A empresa fechou o primeiro semestre deste ano com um faturamento de R$ 120 milhões, quase igual ao obtido no ano passado inteiro, quando fechou em R$ 125 milhões, dobrando os resultados de 2012. Quase a totalidade dos vinhos vendidos (98%) é importada. 

No top 10 geral da lista estão: O Boticário, Netshoes, Chilii Beans, Dilleto, Nespresso, Albert Einstein, Wine.com.br, Bradesco, Whirlpool e Habib’s.

O Mercado Livre, com 8,45 pontos, é outro representante da internet do ranking. A Certisign, especialista em certificação digital, ficou com 8,29. Já a Samsung, 49ª empresa listada, alcançou 7,9 pontos.