O BNDES disponibilizou em seu site painéis interativos criados no Tableau Public. Foto: Divulgação.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em um contrato de R$ 14.850, selecionou a Tableau para ampliar sua transparência ao fornecer informações em seu portal. O projeto foi realizado pela Path.

O BNDES disponibilizou em seu site painéis interativos criados no Tableau Public, nos quais é possível visualizar estatísticas de desembolso e consultas a operações por meio de mapas e gráficos. Também é possível filtrar e cruzar categorias para fazer sua própria análise da informação em apenas alguns cliques.

Conforme explica Emerson Tizziani, gerente de informações do departamento de políticas operacionais, orçamento e informação do Banco, a escolha levou em conta o apelo visual do programa. 

“A informação não precisa ser só disponibilizada rapidamente, mas de forma clara e agradável tanto para usuários web como em plataformas móveis para públicos com graus diferentes de conhecimento. A aparência com que os dados são apresentados também torna o fato mais atraente”, explica.

Quatro meses após a publicação, os painéis somavam mais de 600 mil visualizações. A disponibilização também mudou as interações com o público pelos canais de relacionamento. 

“Notamos que as perguntas mais simples que recebíamos pelo Fale Conosco não são mais tão frequentes, pois o usuário tem como obter essas respostas sozinho”, relata Tizziani.

Além de disponibilizar informações, o Banco iniciou a utilização do Tableau Desktop para análises internas.