MBED

IBM une forças com ARM em IoT

04/09/2015 10:04

IBM quer acelerar em IoT com ARM. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A IBM anunciou esta semana um acordo com a ARM, fabricante inglesa de chips para dispositivos móveis, para ter acesso a dados de bilhões de aparelhos conectados à web - a chamada Internet das Coisas.

Segundo destaca o Business Insider, pelo acordo a Big Blue integrará um novo ambiente cloud ao sistema mBed da ARM, facilitando a adoção dos usuários para a plataforma em nuvem BlueMix.

Além disso, o acordo prevê uma nuvem diferenciada para aplicações de Internet das Coisas para eletrônicos, com análises em tempo real.

Assim como a parceria é atraente para a IBM, ao atender mercados em crescimento como IoT e dispositivos móveis, a ARM também deve aproveitar o poder de computaçÃo que a IBM pode oferecer.

Para analistas, poucas companhias podem oferecer a capacidade de processamento para analisar o grande fluxo de dados que passam pelas plataformar móveis, assim como desenvolver plataformas para isso.

"Analisar bilhões de bits de dados em tempo real não é um trabalho fácil, e a IBM é uma das poucas companhias no mundo com uma cloud capaz de fazer isso", destacou Julie Bort, do Business Insider.

É importante frisar que a ARM é um grande player no mercado de dispositivos móveis e Internet das Coisas. Somente no projeto mBed, que desenvolve placas para aparelhos de IoT, a empresa fabrica cerca de um bilhão de chips por semestre.

Para a IBM, a parceria com a ARM é só o começo na IoT. A gigante também quer lançar um sistema operacional para estes dispositivos conectados, com ferramentas de integração e desenvolvimento de apps dedicados.

A parceria da Big Blue com a desenvolvedora de chips entra para a lista de diversas parcerias feitas pela companhia nos últimos anos para atacar segmentos em crescimento. No ano passado, por exemplo, a IBM se aliou à Apple para unir forças no segmento de mobilidade corporativa.

Pelo acordo, a IBM proverá serviços na nuvem como gerenciamento de dispositivos e segurança, que serão embarcados nos aparelhos da Apple, que assumirá o desafio de vender equipamentos e aplicações para outras empresas.

Veja também

PROCESSAMENTO
Via Varejo otimiza mainframe com 3Con

Contrato engloba a otimização da performance na plataforma IBM DB2 e revisão dos sistemas legados.

SEGURANÇA
Symantec tem novo country manager

O escolhido é Eduardo Souza, ex-gerente geral regional de vendas da Dell do Brasil.

CARREIRA
SAP: novo VP de vendas de serviços

Executivo chega para expandir os resultados da área de vendas de serviços consultivos e treinamentos.

OPORTUNIDADE
Totvs quer canais para o Fluig

Empresa reformulou sua meta de clientes, que atualmente conta com 20 nomes na lista.

CONTRATAÇÃO
IBM: novo gerente de vendas no sul

Entre 2007 e 2014, Adriano Coletta foi gerente da Microsoft na região de Curitiba.