Zenvia, do CEO Vander Guerrero, é líder no fornecimento de soluções mobile corporativas. Foto: Baguete

A Mowa, empresa paulista de soluções móveis, apresentou os resultados da pesquisa anual “A Presença Mobile nas 500 maiores empresas do Brasil”. A constatação é que neste grupo 110 utilizam o SMS em suas comunicações.

Segundo a gaúcha Zenvia, fornecedora de soluções de comunicação móvel para o meio corporativo, 88% dessas companhias têm contrato para envio de SMS por meio dos serviços da empresa.

Dentre os aspectos analisados, está a utilização do SMS, a presença de sites móveis e aplicativos para smartphones ou tablets. A avaliação é feita a partir de empresas listadas no ranking da Revista Exame.

A Tigre, fabricante de materiais de construção, é um dos clientes de SMS da Zenvia.

Segundo Anderson de Andrade, CEO da A2C, agência digital catarinense que atende a Tigre, o uso do celular tem 22% de retorno. Cerca de 19 mil pessoas interagem com a empresa por meio do mensagens de celular.

O SMS foi o segundo recurso indicado na pesquisa como o mais utilizado na hora de manter contato com o consumidor, com 24% das citações.

"A mensagem pelo dispositivo móvel continua sendo a ferramenta mais utilizada quando o assunto é abrangência em uma ação mobile, sendo o recurso móvel mais popular entre os brasileiros", explica Sandro Schleder, gerente Comercial da Zenvia.

A Zenvia nasceu em julho da fusão da Comunika com a Human, empresas que até então dividiam espaço no mercado de soluções corporativas para envio de SMS.

A Mowa realiza a pesquisa sobre a utilização mobile desde 2010. O objetivo é entender como as grandes empresas brasileiras utilizam os celulares no relacionamento das marcas com seus consumidores.

A empresa foi fundada em 2002, quando produzia para o mercado B2B. Atualmente, também faz conteúdo esportivo, específico para celular, branding e marketing baseadas em mobile. No ano passado, lançou o Universo.mobi, uma plataforma de criação de Apps para celulares.