Vencedores do SmartCamp Brasil. Foto: divulgação.

Foram reveladas nesta quinta-feira, 3, as vencedoras do programa IBM SmartCamp, e a gaúcha Simbio ficou entre as selecionadas, levando o prêmio do voto popular.

As startups vencedoras da competição foram a carioca Nativoo e a paulista Geekie, escolhidas pela comissão julgadora da competição. Com o voto popular, a Simbio entrou na lista, e agora as três representarão o Brasil na Latino Americana, que será no México em novembro.

Na eliminatória continental, disputarão uma vaga para competir na final mundial, em Silicon Valley, na Califórnia, concorrendo ao títulos de "IBM Global Entrepreuner of the Year".

O anúncio dos selecionados do SmartCamp ocorreu no Rio de Janeiro, com cinco no páreo, após serem peneiradas de uma lista de mais de 300 startups. As outras três concorrentes eram o software de controle agropecuário BovControl e o app financeiro Intoo.

O Simbio, criado por Felipe Barcellos (designer), Leonardo Santagada (desenvolvedor), Vinícius Dutra e Daniel Hartmann (engenheiros da computação) é uma rede grauita de negócios que conecta empresas e pessoas por meio de um sistema de gestão na nuvem.

Segundo explicam os sócios da startup, a solução cria uma rede online de negócios, que permite a otimização de transações entre os participantes, com emissão de notas fiscais de serviços. A expectativa dos desenvolvedores é chegar aos 5 mil usuários do app pago até o final do ano.

O Geekie é uma aplicação capaz de personalizar o estudo de acordo com o indivíduo e suas características, personalizando os desafios e incentivos. As soluções integradas são fornecidas para as escolas de acordo com as necessidades dos gestores, professores e alunos.

Já o Nativoo é uma tecnologia de inteligência artificial que organiza o conteúdo de viagens em massa disponibilizado na internet, personalizando o roteiro de acordo com as preferências dos viajantes. A plataforma cria itinerários com base na análise de centenas de possibilidades e oferece sugestões adequadas aos turistas.