Primeiro produto será o Galileo Board. Foto: Wikipedia.

A Intel Corporation anunciou nessa quinta-feira, 03, uma parceria com a Arduino LLC, plataforma de hardware de código aberto para a comunidade educacional e de criadores, para a formação de desenvolvedores. 

O primeiro produto resultante desse acordo será o Galileo Board, destinada a designers iniciantes e profissionais, devido a facilidade de uso. 

O CEO da Intel, Brian Krzanich, anunciou uma doação de 50 mil produtos da linha para universidades de todo o mundo nos próximos 18 meses. A USP já faz parte das instituições que a Intel está trabalhando. 

 A aproximação da empresa com desenvolvedores de software e hardware livre não é de agora. O início foi em 91 com uma parceria com Linus Torvalds (que criou o sistema Linux usando um Intel 80386-IBM PC). Também são colaboradores no kernel do Linux.

Entre as iniciativas da Intel no segmento open source estão projetos como o Intel Developer Zone (ITZ), que disponibiliza ferramentas abertas para a criação de aplicações para ultrabooks, Android e plataformas móveis web, usando HTML5.