Itajaí investe R$ 500 mil em semáforos inteligentes.

A Digicon implantou em Itajaí, no norte catarinense, uma solução de semáforos inteligentes, que foram instaladas em vias de acesso a uma das saídas do Porto de Itajaí e que possuem intenso fluxo de caminhões.

A iniciativa, resultado de um investimento de R$ 500 mil da prefeitura e da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) da cidade, possibilitará uma melhora de até 40% no trânsito na região das avenidas Castelo Branco e Schmithausen, vias nas quais serão instalados os semáforos.

O contrato consiste no fornecimento de uma Central de Tráfego (Traffic Vision II) que permite comunicação com os controladores através de Modem GPRS, 25 Controladores de Tráfego, que podem ser sincronizados via GPS e comunicar dados por GPRS) e 10 kit de detectores virtuais com câmeras, que permitem a detecção da presença de veículos nos cruzamentos.

Com o semáforo inteligente, o sinal verde é programado com o tempo mínimo de abertura em uma das vias. No entanto, caso o sensor registre fluxo de veículo contínuo na avenida, automaticamente o sistema mantém o sinal aberto. 

No caso do tráfego de veículos ser interrompido por três segundos, o sistema abre imediatamente o sinal verde na via transversal, evitando o tempo ocioso do sinal verde.

Para o gerente de Produtos da Digicon, Hélgio Trindade Filho, o sistema fornecerá ao Codetran dados sobre o fluxo e a velocidade média dos veículos nestas duas avenidas durante as 24 horas do dia. 

"Poderá também ser analisada a quantidade de faixas existentes que são satisfatórias, a saturação nos horários de pico, a necessidade de tirar ou implantar faixa de estacionamento, entre outras informações", informa.

A proposta do Codetran é implantar o Semáforo Inteligente em outros cruzamentos. 

Para o mês de novembro, a idéia é implantar a Central Semafórica da Digicon, que demonstra o tráfego em tempo real, possibilitando controlar o tráfego urbano a partir das condições de fluxo atual.