Esse carro elétrico não é o de Recife, pois o projeto começa com carros convencionais. Foto: flickr.com/photos/centerforneighborhoodtechnology.

A partir de novembro, Recife contará com um serviço de compartilhamento de carros elétricos. Será a primeira capital do projeto coordenado pela Serttel, desenvolvedora local de iniciativas que envolvem tecnologia e mobilidade.

O site Mobile Time informou que o car sharing tem um conceito parecido com o aluguel de bicicletas já utilizado em algumas cidades do país, até porque a empresa foi responsável pela implantação do Bike Rio e do Bike Sampa. 

Com um app no smartphone, é possível reservar um carro, retirá-lo em uma das estações e devolvê-lo em outra. 

Como a regulamentação dos carros elétricos não foi feita no Brasil, o projeto iniciará com carros convencionais, com capacidade para acomodar duas pessoas, que serão alugados para percursos curtos. 

O teste será feito no pólo tecnológico localizado em uma ilha. A Serttel estima que a homologação ocorra no próximo ano. 

Serão três estações com um veículo em casa e cinco áreas reservadas para estacionamento. 

“Como o piloto será realizado no Porto Digital, que tem uma área de circulação relativamente pequena, o tempo máximo de uso do carro será de 20 minutos. Mas em um projeto maior na cidade, esse tempo deve aumentar para 45 minutos, uma hora”, explica Angelo Leitte, presidente da Serttel.

Leitte estima que, em média, cinco a dez pessoas usarão o mesmo carro em um dia.

As regras, tarifas, rastreamento e o seguro dos veículos ainda não foram planejados. 

A Serttel pretende conversar com prefeituras de outras cidades depois dos testes em Recife.

Curitiba também entrou na onda. Desde setembro em testes, o Tree City Car deve entrar em operação em janeiro de 2014. Também são carros elétricos com dois lugares e uma autonomia de até 250 quilômetros. 

O modelo de compartilhamento de carros já é usado em 14 países da Europa. Em Milão, que contou com uma redução de 30% no número de motoristas e um aumento de 6% na velocidade dos ônibus.