Guilherme Pereira, CTO do Grupo Elo. Foto: Divulgação.

O Grupo Elo está em fase de desenvolvimento de um assistente virtual ativado por voz no IBM Cloud Garage.

A solução une conhecimento de mercado, produtos e tecnologias do Grupo Elo com os recursos do IBM Watson, plataforma de computação cognitiva da IBM.

O time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Elo, a partir da percepção de que hoje existem assistentes virtuais no mercado capazes de realizar somente tarefas simples, passou a trabalhar em um modelo que possa atuar em situações de venda, como a oferta de upgrade de um plano de telefonia, na qual o fator emocional tem uma grande influência. 

Assim, o Grupo Elo decidiu ampliar o escopo dos assistentes virtuais da empresa e, com o apoio da IBM Cloud, desenvolver um assistente virtual capaz de estabelecer uma conversa e entender e interagir com pessoas usando linguagem natural. 

O grupo espera aplicar a tecnologia em diferentes situações de atendimento ao cliente, como pedidos de agendamento, vendas online, suporte ao backoffice e outras, com o mínimo de interação humana.

O IBM Cloud Garage é um ambiente colaborativo com especialistas que trabalham de forma colaborativa com clientes para definir, projetar, desenvolver, validar, analisar, operar e manter aplicativos na IBM Cloud usando o Método de Garagem. A abordagem mescla práticas de indústria, cultura de startups e experiência da IBM.

“Usando o design thinking com a Metodologia de Garagem, criaremos um assistente virtual que esperamos que reduzirá os custos das ligações em 48% do que custa hoje, otimizando o tempo para resolver cada solicitação,” afirma Guilherme Pereira, CTO do Grupo Elo.

Fundado em 2012, o Grupo Elo provê serviços de atendimento ao cliente. 

Com escritórios em São Luís, Belo Horizonte e São Paulo, o Grupo Elo divide-se em quatro empresas: Elo Contact Center (serviços de relacionamento), Conecta (serviços de atendimento presencial), KTS (serviços especializados, diagnóstico estruturado e automações de processos) e TOP – Transformar Operações e Processos (automação e reengenharia de processos). 

A companhia, que faz parte do Grupo GA, possui mais de 2 mil Posições de Atendimento e registrou um faturamento de R$ 115 milhões em 2017.