Frango é o negócio da Agrogen. Foto: www.foundanimals.org

A ITS Group começou a implementação do ERP SAP Business All-in-One na Agrogen, uma das empresas referência na criação de frangos no Brasil.

Batizado de Performance, o projeto tem previsão de término para o primeiro semestre de 2014 e deve integrar toda a sua cadeia produtiva, desde a multiplicação genética dos frangos até os frigoríficos, com unidades no Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“A decisão da Agrogen pela mudança foi motivada pela necessidade de uma padronização dos processos, pela eficiência operacional que isso acarreta, pela velocidade da informação em tempo real e para ter maior controle e segurança dos processos”, comenta Gerson Luís Müller, diretor da administrativo e financeiro da Agrogen.

A empresa foi fundada em nos anos 90 pelos antigos donos da Frangosul, que foi vendida nos anos 90 para a francesa Doux. A Agrogen pertencia à Frangosul, mas não foi incluída no negócio.

Em 2011, a empresa produziu 14 milhões de matrizes e abateu 180 mil frangos por dia, gerando uma receita líquida de R$ 280,2 milhões.

A empresa aposta em um nicho bastante específico de mercado, gerando 75% da receita com exportações, boa parte para países do Oriente Médio, que exigem alimentação, cortes e regras de abates específicos, o chamado halal.

Este não é o primeiro grande projeto da ITS Group na indústria avícola. A companhia foi responsável pela integração de três criadores de aves adquiridos no Brasil pela Tyson do Brasil, braço nacional do gigante de carnes americano Tyson Foods.

As três unidades da empresa no país, duas em Santa Catarina e uma no Paraná, usam o ERP da SAP para rastrear toda a produção.