O HotSpot 300 permite que os clientes utilizem o wi-fi a partir do check-in. Foto: Peter Bernik/Shutterstock.

A Intelbras, desenvolvedora de equipamentos e soluções segurança eletrônica, telecom e redes, lançou o roteador HotSpot 300 wireless. O equipamento permite que os estabelecimentos ofereçam acesso wi-fi a seus clientes por meio do check-in em sua página do Facebook. 

O HotSpot 300 é o primeiro roteador do tipo desenvolvido e fabricado no Brasil, na fábrica da Intelbras em São José. Desenvolvido com apoio do Facebook, o equipamento foi homologado pela empresa, na Califórnia.

Até o final do ano, a Intelbras tem a previsão de produzir 6 mil unidades do roteador por mês. O preço sugerido para o HotSpot 300 é R$ 399.

Antes do lançamento oficial do roteador, cinco estabelecimentos de Santa Catarina testaram o equipamento em um projeto-piloto. Com isso, os participantes mais que dobraram os check-ins de suas páginas no Facebook nos últimos quatro meses.

Com a ferramenta de check-in, o usuário clica no estabelecimento onde está e pode mostrar ao amigos sua localização, além de avaliar o estabelecimento.

O Bob´s Trajano, em Florianópolis, inaugurou sua página no Facebook ao mesmo tempo que implantou o equipamento, alcançando 4,2 mil check-ins no período de teste do equipamento. 

Ao conectar na rede wi-fi, os clientes tem o acesso liberado ao fazer check-in na página do estabelecimento no Facebook, sem a necessidade de senha. Para os proprietários de bares, cafeterias, restaurantes, pousadas, lojas, clínicas, academias e outros estabelecimentos, o roteador maximiza a presença de clientes e, aumenta o tráfego na fan page.

O equipamento possibilita a conexão à simultânea para até 60 dispositivo, em uma abrangência de 300 metros.

"Com esse produto, a Intelbras atende à demanda do segmento de pequenos e médios estabelecimentos comerciais. A parceira com o Facebook completa a eficiência do produto e melhora a experiência do usuário. Esse mercado está em expansão e prevemos crescimento de até 15% no próximo ano", afirma Amilcar Scheffer, diretor de Redes e Telecom da Intelbras.

Para o diretor de Redes e Telecom da empresa, a capilaridade da Intelbras é um fator que irá potencializar a comercialização do produto em todas as regiões do Brasil. 

Outros fabricantes também contam com rotadores com a liberação via check-in, mas Scheffer acredita que o equipamento da Intelbras será atraente pelo preço mais baixo, por causa da produção nacional. Além disso, o novo roteador pode ser adquirido pelo cartão BNDES.

Atualmente, contam com equipamentos em parceria com o Facebook as empresas Meraki, Cisco, NetGear, D-Link, Open-Mesh, Aruba Networks e Ruckus Wireless.