A Par tem assistentes de vendas em cerca de 1,2 mil agências da Caixa no Brasil. Foto: Divulgação.

A Par Corretora está implementando uma iniciativa com a Salesforce para padronizar o modelo de atuação da empresa em todo Brasil e gerenciar a equipe comercial presente nas agências da Caixa.

Criada há 42 anos, a Par, sediada em Brasília, atua com a comercialização de produtos da Caixa Seguradora nas agências da Caixa. A empresa tem assistentes de vendas em cerca de 1.200 agências do banco em todo o país. 

Cada gerente de vendas da companhia é responsável por 20 assistentes. Cinco deles respondem a um gerente regional. Além disso, há um superintendente para cada grupo de quatro gerentes regionais. 

“Toda essa cadeia vai adotar o Salesforce como solução, com diferentes tipos de uso e acesso para cada cargo”, explica Carla Nabarrete, superintendente de Canais da Par. 

A primeira fase do projeto teve foco em otimizar o processo de visitas às agências realizado pelos gerente de vendas. Em todas regiões do país, os gerentes inserem no Salesforce1 dados sobre o trabalho e desempenho dos assistentes. 

No modelo anterior ao projeto Salesforce, o gerente de vendas usava um dia da semana para criar um relatório em planilha eletrônica, que era enviado por e-mail para o gerente geral da agência visitada e também para o agente de vendas. 

“Com o Salesforce, após a inserção dos dados pelo gerente de vendas, são enviados automaticamente dois e-mails. Um deles vai para o gerente geral da agência Caixa e formaliza os acordos fechados durante a visita e avalia o agente, que recebe o outro email com dados da sua avaliação e plano de ação”, comenta Carla.

Com a solução da Salesforce, o gerente de vendas também pode visualizar em tempo real os resultados de sua carteira de agências. Além disso, a solução permite uma escolha mais lógica das agências que devem ser visitadas. O sistema analisa fatores como desempenho das vendas para determinar a ordem de prioridade das visitas. 

Na próxima fase da implantação, todas as atividades do gerente de vendas serão inseridas no sistema. Um exemplo são as reuniões e conferências telefônicas semanais realizadas com os assistentes de vendas. 

Um dia antes da conferência, o assistente receberá automaticamente um dashboard com seus resultados e os questionamentos do gerente de vendas, para que possa se preparar com antecedência.

Também será criado um portal para os agentes, com o uso da solução Chatter. Nessa plataforma de rede social corporativa, os assistentes terão acesso às informações de seu desempenho em cada produto, que hoje são enviadas apenas para os gerentes de vendas.