O Grupo Sompo tem origem no Japão e atua há 130 anos com subsidiárias nos cinco continentes. Foto: Divulgação.

A Sompo Seguros, empresa do grupo japonês Grupo Sompo Holdings, investiu em gamificação para disseminar os objetivos estratégicos da companhia entre seus colaboradores. 

Para isso, conta com uma plataforma desenvolvida pela Ludos Pro, empresa paulista especializada em gamificação corporativa.

O jogo Conquistadores 2022 usa uma temática de jornada no espaço e técnicas de comunicação e aprendizagem.

Com o desafio de se tornar Conquistador Sompo, o usuário deve passar pelos desafios necessários para incrementar sua nave espacial, o que vai garantir condições para cumprir novas missões estratégicas a cada trilha lançada.

Por meio do jogo, as pessoas são estimuladas a conectar e relacionar causas e efeitos de seu trabalho aos objetivos estratégicos corporativos. 

Dessa forma, o jogo faz com que o colaborador seja desafiado a completar tarefas que envolvam questões relacionadas às diretrizes estratégicas e políticas específicas já comunicadas por meio da intranet ou pelos gestores de área. 

Além disso, o jogador também é incentivado a participar de desafios offline, como treinamentos e participação em eventos da companhia, com o intuito de ganhar pontos para se destacar no ranking geral e receber moedas extras, que podem ser trocadas por produtos na loja do jogo.

“Optamos por utilizar a gamificação como um canal de comunicação consolidador das informações pulverizadas na empresa, enfatizando a conexão entre diferentes temas com a estratégia da companhia”, explica José Ricardo Paulino, superintendente da Sompo Seguros. 

O jogo é direcionado a todos os colaboradores da Sompo Seguros e de sua subsidiária Sompo Saúde. 

Desde o lançamento, em abril deste ano, tem mais de 60% de adesão entre os colaboradores. Segundo a empresa, mais de 95% deles consideram a relevância do conteúdo muito boa ou ótima.

O Grupo Sompo tem origem no Japão e atua há 130 anos com subsidiárias nos cinco continentes. No Brasil, conta com filiais em todas as regiões e atua no mercado de seguros corporativos, pessoais e de saúde.

Além disso, tem investido em uma área de inovação, criada em 2017, e no Sompo Digital Lab, em polos como o Vale do Silício, Tell Aviv e Tóquio.

A Ludos Pro, criada em 2018 em São Paulo, atua com uma plataforma gamificada de aprendizagem corporativa. Mais de 200 mil pessoas já foram treinadas pela solução, que mistura técnicas de jogos a formatos tradicionais de ensino.