App Store ainda na frente da Google Play. Foto: divulgação.

Um relatório divulgado pela App Annie, consultoria de análise de aplicativos móveis, destacou que as receitas para apps do iOS ainda são quatro vezes maiores do que as de Android.

Conforme aponta matéria da Computerworld, mesmo com a liderança do sistema da Apple, o levantamento reconhece que a diferença está diminuindo, graças ao crescimento das vendas na loja Google Play.

Em 2012, o Android acumulou 68,1% de market share. Já o sistema iOS, da Apple, soma 16,9%.

Segundo o relatório, a receita da Google Play saltou cerca de 18% durante o mês de outubro, enquanto a App Store registou um decréscimo de 0,7%.

Em termos de downloads gratuitos, a diferença é de apenas 12% a favor do iOS.

O primeiro lugar no faturamento da Google Play ficou com os japoneses, que ultrapassaram os norte-americanos nas compras de aplicativos.

Já no caso da iOS, a terra do Tio Sam segue soberana, ocupando 33% da receita levantada pela iTunes Store. Em segundo lugar, o Japão fica com 14% da receita.

No entanto, o relatório reconhece que a Ásia está se cada vez mais forte em seu potencial como comprador de apps, principalmente na plataforma Android.

Os três melhores editores em termos de receita na loja Google Play em outubro eram japoneses, e apenas duas das 10 maiores empresas da lista não eram do Japão ou Coreia do Sul.

Nas receitas para iOS, quatro empresas japoneses figuraram na lista.

Os jogos móveis puxam o bonde do crescimento dos aplicativos para dispositivos móveis.Nove dos 10 mais vendidos tanto em iOS quanto no Android foram games.

Outra descoberta da consulta é ade que aplicativos voltados ao lado profissionais também estão ganhando fôlego no mercado, mostrando que políticas de mobilidade e BYOD estão de fortalecendo.

Confira o relatório completo neste link.